Flamengo vira a chave, domina no Maracanã e se consolida a liderança com autoridade

Tricolor tenta segurar o ímpeto rubro-negro, mas termina como figurante no Maracanã. Time carioca prova que o "trauma" do Mundial ficou no passado — e São Paulo fica mais perto do Z-4 do que do G-4.

Carlos André • Matriz do Portal Hora da Notícia no Rio de Janeiro 
Publicada em 12/07/2025 às 20:50 • Atualizada às 12/07/2025 às 21:30
Cobertura Completa do Campeonato Brasileiro de 2025
Comemoração do gol de Luiz Araújo, do Flamengo, marcado diante do São Paulo, durante partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro — Foto: Divulgação/ Arquivo Esportivo

No embalo da Nação e sem espaço para melancolia pós-Mundial de Clubes, o Flamengo mostrou neste sábado (12) que está vivo, forte e — pasme — líder isolado do Brasileirão 2025! Com um Maracanã pulsando e um futebol envolvente, o Rubro-Negro venceu o São Paulo por 2 a 0 com autoridade, sem sustos e com golaços, para delírio da torcida que cantou do primeiro ao último minuto.

Enquanto isso, o São Paulo, que veio com Hernán Crespo na prancheta e cinco volantes no coração, jogou como quem tem medo de tomar gol — e mesmo assim, tomou dois. Um daqueles roteiros que você já viu no DVD de "grandes atuações rubro-negras".

🔥 PRIMEIRA ETAPA: SÃO PAULO SE FECHA, MAS O FLAMENGO MARTELA

O primeiro tempo foi um monólogo com sotaque carioca. O Flamengo dominava a bola, o campo, o jogo e até as vaias da torcida adversária. Léo Ortiz, inclusive, fez questão de lembrar que é zagueiro-artilheiro e quase abre o placar com uma bomba na trave, que só não virou gol porque a bola teve pena do goleiro Rafael — que, aliás, trabalhou mais do que estagiário em Black Friday.

Mesmo com o placar zerado na etapa inicial, dava pra sentir: era questão de tempo. O time paulista, com cinco defensores e três volantes, parecia ter voltado no tempo — talvez achando que era 2005 e Rogério Ceni ainda era goleiro.

💣 SEGUNDO TEMPO: LUIZ ARAÚJO DESENCANTA, WALLACE YAN FECHA A CONTA

Veio o segundo tempo e, com ele, o inevitável. Aos 17, Luiz Araújo resolveu tirar a poeira do pé direito e meteu um golaço de fora da área — daqueles que merecem replay em câmera lenta e narração do Galvão. Um golaço para lavar a alma, deixar pra trás o trauma do Mundial e reafirmar o protagonismo no Brasileirão.

Crespo tentou reagir do banco, fez substituições dignas de modo carreira no FIFA, mas o São Paulo mal passava do meio-campo. O Flamengo seguiu com intensidade, cadência e uma pitada de malandragem. E nos acréscimos, Wallace Yan — aquele que muitos ainda não conhecem, mas já amam — matou o jogo com um gol oportunista após rebote de Rafael. Final: 2x0, sem sustos, com sorrisos.

📊 ANÁLISE DE CARLOS ANDRÉ:

“É impressionante como o Flamengo, mesmo em meio a desfalques e desconfianças, dá um jeito de se impor quando mais precisa. Filipe Luís, com pinta de técnico veterano, montou um time leve, rápido e organizado — e ainda teve coragem de ousar. O São Paulo, por outro lado, jogou como quem não queria jogar. Não teve profundidade, não teve contra-ataque, não teve criação. Rafael foi o melhor em campo. Isso já diz tudo.”

📉 SITUAÇÃO NA TABELA

O Flamengo chega aos 27 pontos e assume a ponta de forma isolada — com futebol e com moral. Já o São Paulo estaciona nos 12, na 15ª colocação, e agora começa a olhar com carinho para a parte de baixo da tabela. É... o torcedor tricolor vai precisar de mais que oração até quarta-feira.

📆 PRÓXIMOS CONFRONTOS

Na próxima rodada, o Flamengo encara o Santos, na Vila, em busca de manter a boa fase. Já o São Paulo tenta reorganizar a casa diante do Red Bull Bragantino, fora de casa. Mas se jogar como no Maraca... é bom o torcedor levar o calmante.

📌 Siga acompanhando a cobertura irreverente, clubista com moderação (mas sem perder a zoeira), aqui no Portal Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal