Preta Gil morre aos 50 anos após perder batalha contra o câncer

Cantora estava em tratamento desde janeiro de 2023, quando descobriu o tumor maligno.

Carlos André • Base Carioca do Portal Hora da Notícia 
Data e Hora: 20/07/2025 • 22:46 • Atualizada às 23:18
Cobertura Completa da Morte da Cantora Preta Gil.
O Portal Hora da Notícia se solidariza com os amigos, fãs e familiares de Preta Gil – Divulgação/ Portal Hora da Notícia 

Preta Gil morreu aos 50 anos neste domingo (20). A cantora enfrentava uma batalha contra um câncer de intestino. Ela estava em tratamento desde janeiro de 2023, quando descobriu o tumor maligno, e teve idas e vindas ao hospital. Preta, inclusive, chegou a se mudar para São Paulo para ter melhor assistência médica. A morte foi confirmada pela família.

Durante o tratamento, Preta Gil passou por sessões de quimioterapia e radioterapia. Ao longo da batalha contra o câncer, a filha de Gilberto Gil passou por um momento delicado quando sofreu um choque séptico causado pela infecção de uma bactéria. “Foram momentos bem difíceis. Passei por momentos bem delicados. [...] Ainda estou em reabilitação. Tive algumas sequelas por conta disso, uma delas é no pulmão”, relatou na ocasião.

Na mesma época em que sofreu com a septicemia, se tornou público o fim do casamento de Preta com Rodrigo Godoy. Em um desabafo compartilhado nas redes sociais, a cantora confirmou a infidelidade do ex-marido e pediu para que protegessem de “toda essa nojeira”, pois ela estava “frágil”.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, a artista deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria.

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE PRETA GIL

Nascida no Rio de Janeiro, em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, mais conhecida como Preta Gil, é a quarta filha de Gilberto Gil, fruto da relação do cantor com a empresária Sandra Gadelha. Sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, a cantora cresceu rodeada de música e de alguns dos maiores ícones da música brasileira.

Mesmo sendo parte de uma família de artistas, Preta Gil começou na música apenas aos 29 anos. A artista, que antes seguia uma carreira de produtora de videoclipes e publicitária, lançou em 2003 o primeiro álbum da carreira, o Prêt-à Porter, incentivada por amigos, como Ivete Sangalo e Ana Carolina, que a ajudaram o estúdio para gravação e composições. O disco conta com a famosa faixa Sinais de Fogo e causou polêmica na época pelo fato de a capa ser uma foto de Preta nua.

Ao todo, a cantora gravou quatro álbuns de estúdio – Prêt-à Porter (2003), Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017) – e dois DVDs ao vivo, o Noite Preta, gravado em 2009 em uma casa noturna no Rio de Janeiro, e o Bloco da Preta, de 2014, nome do famoso bloco de carnaval que a artista comanda e que já levou a diferentes cidades do Brasil.

Preta começou a trabalhar como apresentadora em 2004, com o Caixa Preta, um programa musical de auditório na Band TV. Em 2010, ganhou um programa de rádio e um talk show sobre sexo, o Vai e Vem, exibido no canal por assinatura GNT.

Como atriz, a artista trabalhou em diferentes emissoras. A estreia dela na teledramaturgia foi na novela Agora que São Elas, da TV Globo. Na Record TV, Preta Gil atuou nas novelas Caminhos do Coração e Os Mutantes. O último programa do qual ela fez parte foi na série Em Casa com os Gil, no qual a família de Gilberto Gil celebrou os 80 anos do cantor e compositor.

Além do trabalho com a música, Preta Gil também é reconhecida pelo lado de empresária. Em 2017, a cantora fundou a agência Music2Mynd em parceria com os empresários Fatima Pissarra e Carlos Scappini. A empresa trabalha com empresariamento artístico, marketing digital, ações publicitária e gerenciamento de carreira de cantores, atores, atletas e influenciadores digitais. Entre os contratados da agência estão nomes como Pabllo Vittar, Elba Ramalho, Luísa Sonza, Leo Santana, Gil do Vigor e muitos outros.

Na vida pessoal, a cantora teve relacionamentos com alguns famosos. O primeiro casamento da artista foi com o ator Otávio Müller, com quem teve o único filho, Francisco Gil, integrante da banda Gilsons.

O segundo matrimônio da artista foi com o mergulhador Carlos Henrique Lima, com quem foi casada por quatro anos. A artista já namorou Caio Blat, Paulo Vilhena, Marcos Mion e o último casamento dela foi com o professor de educação física Rodrigo Godoy, de quem se separou em meio ao tratamento contra o câncer.

Ao longo da vida, Preta sempre defendeu causas que considerou importante. A artista sempre defendeu a diversidade e igualdade racial e desde jovem questionou os padrões de beleza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal