Conheça as instalações das Olimpíadas de Inverno de Pequim.

Atletas se espalharão por três zonas: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou. Antigo estádio Ninho do Pássaro receberá as cerimônias de abertura e encerramento, no dia 4 de fevereiro.

Conheça as principais instalações dos Jogos Olímpicos de Inverno. (Imagem: Divulgação/ Comitê Olímpico Internacional).

A terça-feira, 4 de janeiro, marcou o início da contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Daqui a menos de um mês, no dia 4 de fevereiro de 2022, atletas de todas as partes do mundo estarão reunidos na China para o maior evento do planeta em se tratando de esportes na neve e no gelo. Pensando nisso, o HDN preparou uma lista com todos as instalações olímpicas.

Apesar de os Jogos serem oficialmente em Pequim, haverá competições também nos distritos de Yanqing (a 75km da capital) e Zhangjiakou (a 180km, ao noroeste de Pequim), o que fará com que os atletas se espalhem por três zonas distritais, todas dotadas de vila olímpica.

ZONA DE PEQUIM

Estádio Nacional (Ninho do Pássaro).

Ninho do Pássaro, hoje Estádio Nacional, em Pequim. (Foto: Divulgação/ COI).

Palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, bem como das competições de atletismo e da final masculina do futebol daqueles Jogos de Verão, o Ninho do Pássaro agora se chama Estádio Nacional. Nas Olimpíadas de Inverno deste ano, o local receberá apenas as cerimônias de abertura e encerramento. Nada de competições esportivas por lá.

Centro Aquático Nacional

O Campeão Olímpico, César Cielo, em Cubo d'Água, em 2018. (Foto: Thiago Fernandes/ Divulgação/ COI).

Localizado na capital chinesa, o Centro Aquático Nacional foi um dos principais palcos das Olimpíadas de Verão de 2008, quando foi batizado de Cubo D'Água e recebeu as competições de natação e saltos ornamentais. Para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, a arena foi transformada em "Cubo de Gelo" para receber as partidas de curling.

Centro de Esportes de Wukesong


Palco do basquete em 2008, o Centro de Esportes de Wukesong servirá como o principal local para as partidas de hóquei no gelo durante os Jogos de Inverno de 2022, ao lado do Estádio Nacional Indoor. A arena tem capacidade para 18 mil torcedores.

Oval Nacional de Patinação de Velocidade

Oval Nacional de Patinação de Velocidade. (Foto: Divulgação/ COI).

O Oval Nacional de Patinação de Velocidade é o único novo local construído na área do antigo Parque Olímpico de Pequim. A arena foi erguida no lugar do campo de hóquei sobre grama e do campo de tiro com arco. Como bem indica o nome, o Oval será a sede da patinação de velocidade em Pequim 2022.

Estádio Indoor de Pequim

O local receberá as provas de patinação de velocidade em pista curta e da patinação artística. A arena, construída em 1968, foi sede do voleibol nas Olimpíadas de Pequim 2008. Em 2004, o ginásio recebeu um dos primeiros jogos internacionais da NBA.


Big Air Shougang

O Big Air Shougang, um dos locais mais icônicos das Olimpíadas de Pequim 2022. (Foto: Divulgação/ Getty Images).

Um dos principais atrativos das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022, o Big Air Shougang foi construído onde antes se localizava uma usina siderúrgica. O equipamento terá como plano de fundo quatro torres industriais de esfriamento. É o primeiro local permanente no mundo para o big air, e será a sede nos Jogos das competições do esqui big air estilo livre e do snowboard big air.

ZONA DE YANQING

Centro Nacional de Esportes de Pista

Centro Nacional de Esportes de Pista (Foto: Divulgação/ Pequim 2022).

O Centro Nacional de Esportes de Pista em Yanqing possui o primeiro circuito para bobsled, skeleton e luge da China. O complexo possui uma capacidade total para 2 mil torcedores sentados e 8 mil em pé. A ideia é que o equipamento seja usado em competições internacionais após os Jogos Olímpicos de Inverno. As seleções chinesas de bobsled, skeleton e luge também pretendem treinar no local.

Centro Nacional de Esqui Alpino

Centro Nacional de Esqui Alpino. (Foto: Kevin Frayer/ Getty Images).

Localizado na montanhosa área de Xiaohaituo, a noroeste de Yanqing, o Centro Nacional de Esqui Alpino possui sete traçados, com um declive máximo que chega aos 900m. Com capacidade para 5 mil espectadores sentados e 3,5 mil em pé, o equipamento continuará a ser usado para competições internacionais e de treino para atletas após os Jogos de Inverno.

ZONA DE ZHANGJIAKOU

Centro Nacional de Biatlo

O Centro Nacional de Biatlo de Zhangjiakou, na província de Hebei (parte norte da China), será a sede de 11 eventos do biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. O equipamento também servirá como base das seleções chinesas da modalidade após as Olimpíadas de Pequim.


Centro Nacional de Salto de Esqui

Ilustração de Centro Nacional de Salto de Esqui. (Foto: Divulgação/ Pequim 2022).

O Centro Nacional de Salto de Esqui será a sede da competição de salto de esqui e da disciplina de salto de esqui durante a competição do combinado nórdico das Olimpíadas de Inverno. O projeto arquitetônico do equipamento se assemelha a um cetro tradicional "ruyi", um talismã chinês.

Centro Nacional de Cross-Country

Centro Nacional de Cross-Country de Pequim 2022. (Foto: Divulgação/ COI).

O Centro Nacional de Cross-Country será a sede da competição de cross-country e da disciplina de cross-country durante a competição do combinado nórdico. Após os Jogos de Inverno, o local será remodelado para tornar-se um parque e uma área a céu aberto para a prática de diversos esportes.

Parque de Neve de Genting

O Parque de Neve de Genting será o lar do esqui estilo livre e do snowboard durante os Jogos de Pequim 2022. As instalações a serem usadas são temporárias, e o local será devolvido ao proprietário após os Jogos. O parque será dividido em dois locais: o Parque A, para esqui estilo livre; e o Parque B, para snowboard. Cada parque tem capacidade para 7,5 mil torcedores.

 
Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.