Países Baixos anuncia que não enviará diplomatas para Pequim-2022.

Avanço da Ômicron e a força da nova onda de Covid-19 são as principais causas desta decisão e já estamos há 20 dias do início dos Jogos de Inverno Pequim 2022.

Todo o mundo está sendo impactado pela nova onda de Covid-19 e pelo avanço da Ômicron. (Foto: Divulgação/ COI/ Montagem HDN).

O governo dos Países Baixos anunciou nesta sexta (14), que não irá enviar representação diplomática para os Jogos de Inverno Pequim-2022, devido ás restrições em decorrência da Covid-19. 

A atitude não tem relação ao boicote diplomático liderado pelos Estados Unidos e feito também por Austrália, Reino Unido, Canadá e Japão. 

Em declaração a agência de notícia Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores neerlandês, Frits Kemprerman, explicou que com as severas restrições feitas pela China para evitar um surto de Covid durante os Jogos, fica complicada a realização de encontros bilaterais.

O boicote dos outros países tem como uma das razões, as denúncias de crimes contra os direitos humanos cometidos pelo governo chinês contra a minoria étnica Uigur. Sobre isso, Kemprerman falou que essa situação poderia ser discutida justamente em um destes encontros que não irão ocorrer.

A China nega as acusações e fala que alguns países estão fazendo uso político dos Jogos, reclamando de desrespeito aos valores olímpicos. 

Nesta semana, o governo neerlandês recomendou a sua delegação que eles não levem seus próprios dispositivos eletrônicos a fim de evitar uma possível ação de espionagem chinesa.

Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.