Países Baixos anuncia que não enviará diplomatas para Pequim-2022.

Avanço da Ômicron e a força da nova onda de Covid-19 são as principais causas desta decisão e já estamos há 20 dias do início dos Jogos de Inverno Pequim 2022.

Todo o mundo está sendo impactado pela nova onda de Covid-19 e pelo avanço da Ômicron. (Foto: Divulgação/ COI/ Montagem HDN).

O governo dos Países Baixos anunciou nesta sexta (14), que não irá enviar representação diplomática para os Jogos de Inverno Pequim-2022, devido ás restrições em decorrência da Covid-19. 

A atitude não tem relação ao boicote diplomático liderado pelos Estados Unidos e feito também por Austrália, Reino Unido, Canadá e Japão. 

Em declaração a agência de notícia Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores neerlandês, Frits Kemprerman, explicou que com as severas restrições feitas pela China para evitar um surto de Covid durante os Jogos, fica complicada a realização de encontros bilaterais.

O boicote dos outros países tem como uma das razões, as denúncias de crimes contra os direitos humanos cometidos pelo governo chinês contra a minoria étnica Uigur. Sobre isso, Kemprerman falou que essa situação poderia ser discutida justamente em um destes encontros que não irão ocorrer.

A China nega as acusações e fala que alguns países estão fazendo uso político dos Jogos, reclamando de desrespeito aos valores olímpicos. 

Nesta semana, o governo neerlandês recomendou a sua delegação que eles não levem seus próprios dispositivos eletrônicos a fim de evitar uma possível ação de espionagem chinesa.

Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.