A um ano da Copa 2022, campeões mundiais podem não se classificar.

Uruguai (1930 e 1950) e Itália (1934, 1938, 1982 e 2006) correm risco de ficar de fora da competição; Portugal também é ameaçado.

Após disputar três Copas do Mundo seguidas, Uruguai corre o risco de ficar fora da competição. (Imagem: Divulgação).

Campeões das duas primeiras Copas do Mundo, Uruguai e Itália podem não se classificar para a 22ª edição do torneio, que será disputada daqui a um ano, no Catar. As seleções passam por apuros nas Eliminatórias 2022 e correm risco de ficar de fora do torneio. Essa seria a primeira vez desde 1994 que dois campeões mundiais estariam ausentes da competição mais importante do futebol.

Em 1994, ainda existiam seis campeões, já que a França e a Espanha se juntariam ao clube de hoje oito conhecedores da glória mundial só em 1998 e 2010 respectivamente. Naquela oportunidade, nos Estados Unidos, o próprio Uruguai e a Inglaterra não se classificaram para a disputa, a última com 24 seleções, oito a menos que nos dias de hoje.

Depois disso, as Copas tiveram no máximo um campeão não classificado. A Celeste mesmo falhou na edição seguinte e na de 2006. Na última edição, em 2018, foi a vez da Azzurra não conseguir a classificação.

A arte, concedida pela AFP, mostra como será a competição no ano que vem

7º lugar e demissão do El Maestro

Os sul-americanos estão na sétima colocação, com 16 pontos, um a menos que a quarta colocada Colômbia, — quatro se classificam automaticamente e um disputa a repescagem mundial — a quatro rodadas do fim das Eliminatórias. Os últimos compromissos serão contra Paraguai (fora), Venezuela (casa), Peru (casa) e Chile (fora).

Se no papel os adversários não são lá tão complicados, o retrospecto mostra que a coisa não é nada boa para a envelhecida geração de Luis Suárez e Edinson Cavani. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) decidiu demitir o técnico Oscar Tabárez, na última sexta (19), depois de três derrotas seguidas. O estimado treinador, El Maestro, de 74 anos, estava há mais de 15 anos à frente da equipe.

“O comitê executivo da AUF tomou essa difícil decisão em virtude das circunstâncias atuais, em relação ao futuro e a obtenção dos resultados que todos esperamos”, disse o comunicado da associação bicampeã (1930 e 1950).

Contra a segunda eliminação seguida.

Na Europa, apenas os primeiros colocados dos dez grupos garantiram passagem direta para o Mundial. Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha levaram a melhor. Por outro lado, os segundos colocados, Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte, mais Áustria e República Tcheca disputarão uma repescagem que dará apenas três vagas.

A Itália esteve perto da classificação na penúltima rodada na partida contra a Suíça, no confronto entre as duas seleções que estavam empatadas na liderança do Grupo C. Um empate, com direito a pênalti desperdiçado pelo ítalo-brasileiro Jorginho, acirrou ainda mais a disputa. Na rodada final, a Suíça goleou a Bulgária, enquanto a Itália empatou sem gols contra a Irlanda do Norte e ficou com a vaga na repescagem.

E é exatamente nesta repescagem que a tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006) pode se complicar. Um sorteio dirigido entre representantes no pote 1 e no 2 será realizado na próxima sexta (26). Os seis vencedores da primeira fase avançam na chave e os três que vencerem ficam com as três últimas vagas europeias, definidas só em março.

Copa sem Cristiano Ronaldo?

Pode ser que não tenha Cristiano Ronaldo na Copa de 2022, Portugal também está ameaçado.

Aos 36 anos, Cristiano Ronaldo pode nem mesmo ir para o que seria a sua provável última Copa do Mundo. Um dos maiores astros do futebol mundial viu a classificação escapar aos 44 minutos do segundo tempo, na vitória da Sérvia, de virada, contra Portugal.

O camisa 7 tentou não demonstrar abatimento nas redes sociais, mas sabe que a missão será complicada, mesmo para quem está a dois gols de atingir a marca de 800 na carreira.


“O objetivo de marcar presença no Mundial 2022 continua bem vivo e sabemos o que temos de fazer para lá chegar. Sem desculpas. Portugal rumo ao Catar”, escreveu o gajo, que no fundo ainda sonha em dar mais um título inédito para a sua seleção, já que conquistou a Eurocopa 2016.

Além dos dez europeus com vaga direta, o anfitrião Catar, Brasil e Argentina já estão entre as 32 seleções que participarão da próxima Copa. Seleções sul-americanas (mais duas vagas diretas), europeias (mais três vagas via repescagem), africanas (cinco vagas diretas), asiáticas (quatro vagas diretas) e da Concacaf (três vagas diretas) ainda definirão seus representantes pelas Eliminatórias. Uma repescagem mundial, disputada em jogos únicos, entre 13 e 14 de junho, definirá os dois últimos lugares para o torneio que vai de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Arte/R7.



 
Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.

Exclusivo: Ana Hickmann na Rede TV?, Sônia Abrão de volta à Record e Ticiane Pinheiro na Globo — Uma revolução na TV para 2025