Rio de Janeiro tem risco muito baixo de Covid-19 pela 1ª vez

Mapa de Risco estadual apresentou bandeira verde inédita desde início da pandemia. Óbitos e casos graves diminuíram.

RJ apresenta risco muito baixo para a Covid-19. (Imagem: Divulgação/ Agência Brasil).

A 58ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, mostra o estado com classificação geral de risco muito baixo para transmissão da doença. Esta é a primeira vez que o território está com bandeira verde desde o início da pandemia. 

A análise compara as semanas epidemiológicas 45 (de 07 de novembro a 13 de novembro) e 43 (de 24 de outubro a 30 de outubro). De acordo com o levantamento pelo Governo Estadual, houve uma queda de 33% no número de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e de 46% nos óbitos provocados pelo novo coronavírus. 

Pelas redes sociais, o governador Cláudio Castro comentou os resultados do mapeamento. "Conseguimos contemplar com clarea os indícios de que estamos vencendo este cenário de pandemia", afirmou. 

Dados por região

Segundo os dados, as regiões metropolitana l (capital e Baixada Fluminense) e ll e Serrana foram classificadas com risco muito baixo de transmissão. "Apesar da evolução, é preciso que a população retorne aos postos para receber a segunda dose, a dose de reforço ou adicional", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande ficaram em bandeira amarela, de risco baixo. Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável.

Nova edição do Mapa de Risco mostra resultado inédito: Classificação geral de risco muito baixo.

Atualmente, a ocupação da UTI está em 13%, e a de enfermaria, em 9% - as menores desde o início da pandemia. Todas as regiões de Saúde apresentaram taxas inferiores a 50%. 

No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Conforme informado pela Pasta, os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Fonte: Portal R7.
Portal Hora da Notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Gustavo Mioto fala sobre carreira, amor e novos projetos em entrevista exclusiva após show na Expo Itaguaí 2024

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.