Vulcão Sinabung entra em erupção na ilha de Sumatra, na Indonésia.

Material vulcânico atingiu 4.500 metros de altura e liberou uma espessa coluna de fumaça para além de mil metros do topo.

O vulcão permaneceu adormecido por séculos, até que acordou em 2010.

O vulcão Sinabung, ao norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira (28), liberando uma longa nuvem de fumaça e cinzas. A erupção durou 12 minutos, segundo a agência geológica local.

"O material vulcânico atingiu 4.500 metros de altura", afirmou à AFP o diretor do posto de monitoramento de Sinabung, Armen Putra.

Em uma imagem compartilhada por aquele escritório, uma espessa coluna de fumaça preta pode ser vista subindo da cratera. As nuvens de cinza e fumaça atingiram uma distância de mais de mil metros do topo, acrescentou essa fonte.

As autoridades não emitiram ordem a população da região deixar suas casas porque os materiais vulcânicos não chegaram às cidades mais próximas e não houve inconvenientes para voos na área. Mas eles ordenaram que a população evitasse ficar a menos de cinco quilômetros da cratera, um raio no qual ninguém vive porque a atividade vulcânica aumentou nos últimos anos.

Sinabung, um vulcão de 2.460 metros de altura, permaneceu adormecido por séculos até que acordou em 2010 com uma erupção que matou duas pessoas. Ele entrou em erupção novamente em 2013 e tem estado muito ativo desde então.

O vulcão Sinabung entrou em erupção em 2014 e deixou 16 mortos. Em 2016, foi registrada outra que matou sete pessoas.

A Indonésia, um arquipélago com mais de 17 mil ilhas, tem cerca de 130 vulcões ativos. O país está localizado no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma área com atividade sísmica frequente na qual as placas tectônicas colidem.

Fonte: Portal R7.
Equipe Blog Escritor e Jornalista Carlos André.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.

Exclusivo: Ana Hickmann na Rede TV?, Sônia Abrão de volta à Record e Ticiane Pinheiro na Globo — Uma revolução na TV para 2025