Cem países, incluindo o Brasil, prometem o fim do desmatamento.

Líderes mundiais firmaram o compromisso de acabar com a destruição das florestas do planeta até 2030.

Líderes de mais de cem países, incluindo o Brasil se comprometeram a proteger e conservar as florestas.

O Brasil, junto com cerca de cem países, anunciou nesta terça-feira (2), na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o compromisso de acabar com o desmatamento até 203, restaurar áreas que foram devastadas e reduzir as emissões de metano.

Segundo a ONG Global Forest Watch, somente em 2020 a destruição de florestas primárias aumentou 12% em relação ao ano anterior – apesar da desaceleração econômica causada pela pandemia –, e o Brasil, berço da maior floresta tropical do planeta, teve 9,5% de aumento nas emissões de gases de efeito estufa.

“Neste momento, os olhos do mundo estão voltados para soluções, soluções inovadoras que proporcionem avanços econômicos, com crescimento verde. E o Brasil é parte dessa solução”, disse o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido no local da conferência na segunda-feira (1º).

O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido na COP26.

O presidente dos EUA, Joe Biden, destacou a importância das florestas para retirar o gás carbônico da atmosfera e cobrou a colaboração dos demais líderes mundiais. "Temos que enfrentar essa questão [do desmatamento] com a mesma seriedade com que enfrentamos a descarbonização de nossas economias", disse ele.

O ministro brasileiro destacou também o papel do país como articulador de diálogos sobre a proteção do meio ambiente. "Devemos juntos fazer uma transição do debate das mudanças climáticas para a criação de empregos verdes; de apontar fragilidades ambientais dos outros para ações globais colaborativas, rumo ao futuro melhor para todos", disse Leite.

Do Brasil à China, passando pela Rússia, Indonésia e República Democrática do Congo, os países comprometeram-se a proteger as florestas do planeta. Juntos, eles "abrangem 85% das florestas do mundo, uma área de mais de 13 milhões de milhas quadradas", ou 33,6 milhões de quilômetros quadrados, de acordo com a presidência britânica da COP26. 

As medidas adotadas para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas serão apoiadas por um fundo de 12 bilhões de dólares, cerca de R$ 70 bilhões, de dinheiro público investido por 12 países entre 2021 e 2025, bem como por 7,2 bilhões de dólares, cerca de R$ 40 bilhões, de investimento privado de mais de 30 instituições financeiras globais.

As medidas devem apoiar atividades em países em desenvolvimento, como a restauração de terras degradadas, o combate a incêndios florestais e a defesa dos direitos das comunidades indígenas.

Cancelada no ano passado devido à pandemia, a COP26 tem como missão desenvolver o Acordo de Paris de 2015, que tem como principal objetivo limitar o aquecimento global a +1,5 grau.

Fonte: Portal R7.
Blog Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.