OMS: Covid pode causar mais meio milhão de mortes na Europa.

Organização apontou que situação atual do continente é muito preocupante e que estimativa de óbitos pode ocorrer até fevereiro.

Médico atende pacientes infectados pela Covid-19 na UTI, em um hospital na Bulgária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira (4): a taxa atual de transmissão do coronavírus na Europa é "muito preocupante" e pode causar mais meio milhão de mortes até fevereiro no continente.

"Estamos, novamente, no epicentro", lamentou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em uma entrevista coletiva online.

“A taxa de transmissão atual nos 53 países que compõem a região europeia é muito preocupante (...) Se mantivermos essa trajetória, poderemos ter mais meio milhão de mortes por Covid-19 na região entre agora e fevereiro”, afirmou. 

Para a OMS, o aumento de casos é explicado pela combinação da vacinação insuficiente com o relaxamento das medidas de restrição. 

De acordo com dados da OMS Europa, as hospitalizações ligadas ao coronavírus "dobraram em uma semana".

O número de novos casos por dia tem aumentado durante quase seis semanas consecutivas na Europa, e o número de mortes diárias cresceu durante sete semanas. Segundo dados oficiais compilados pela AFP, ocorre uma média de 250 mil novos casos e 3,6 mil mortes diariamente. O aumento é impulsionado pelos números da Rússia, Ucrânia e Romênia, principalmente.

A organização pediu que máscaras continuem a ser usadas. "Dados confiáveis ​​mostram que, se continuarmos usando a máscara em uma taxa de 95% na Europa e na Ásia Central, poderemos salvar até 188 mil vidas do meio milhão que corremos o risco de perder até fevereiro de 2022", de acordo com Kluge.

Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.