Bom Dia & Cia deve deixar a grade do SBT. Emissora nega

Bom Dia & Companhia é o único programa destinado as crianças, comparado com a TV Globo e a RecordTV. O programa está no ar, desde 02 de agosto de 1993.

O movimento da grade de programação do SBT demonstra o notório desespero de Silvio Santos e dos diretores da emissora por ver a grande perda de audiência. (Imagem: SBT/ Divulgação).

Televisão | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
17/03/2022 - 14:10.

A redução do Bom Dia & Companhia traz à tona, depois de cerca de 15 anos, o fim do único programa infantil nas três maiores emissoras do país: Globo, Record e SBT. O dono Silvio Santos mandou reduzir o infantil e reprisar o Notícias Impressionantes, porém, não foi só a redução de duração, pois nos últimos 10 anos, o Bom Dia & Cia perdeu metade de sua audiência, na Grande São Paulo.

Mesmo sem concorrência na TV aberta, o programa do SBT é apenas o terceiro no Ibope. A competição com a TV paga e as restrições à publicidade infantil explicam a fuga de público e a falta de investimento das emissoras.

No ano de 2004, Globo, SBT e Record mantinham atrações infantis na faixa da manhã. Naquele ano, o Bom Dia e Cia. registrou média de 8,2 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. O programa beliscava a liderança da audiência e incomodava a Globo (8,6). Record, em terceiro, fechou o ano com 2,9. Na época, cada ponto equivalia a 49,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

O tempo mudou e o cenário também. A Record trocou desenhos pela revista eletrônica Hoje em Dia. A Globo extinguiu a TV Globinho da grade diária e criou um programa de variedades, Encontro, para Fátima Bernardes. Sem concorrência direta, o Bom Dia e Cia. caiu 76%., o Bom Dia tem média anual de 3,2 pontos e fica atrás da Record, que cresceu quase 59% no período e acumula 4,6 pontos.

MAS, O QUE EXPLICA TUDO ISSO?

Formato batido é o principal erro

Desde 2006, o Bom Dia e Cia. é praticamente o mesmo: crianças telefonam para o SBT, participam de brincadeiras e concorrem a prêmios de uma roleta.

Silvio Santos tem um xodô pelo programa, resta saber até quando vai a paciência do ”patrão” com índices tão baixos e sem faturamento nenhum.

A TV Cultura e TV Brasil são as únicas TVs fora do ”eixo-comercial” que dedica boa parte da programação para crianças. As maiores audiências da TV Pública paulistana são de desenhos.

A TV Brasil chega ao 5º lugar em determinados momentos exibindo produtos para as crianças.

Entramos em contato com o SBT e disseram: 

"Não existe nenhuma decisão tomada para o fim do programa. Negamos que o programa esteja perto de sua extinção, pois o faturamento é muito bom para os padrões do SBT".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.