Bom Dia & Cia deve deixar a grade do SBT. Emissora nega
Bom Dia & Companhia é o único programa destinado as crianças, comparado com a TV Globo e a RecordTV. O programa está no ar, desde 02 de agosto de 1993.
O movimento da grade de programação do SBT demonstra o notório desespero de Silvio Santos e dos diretores da emissora por ver a grande perda de audiência. (Imagem: SBT/ Divulgação). |
Televisão | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
17/03/2022 - 14:10.
A redução do Bom Dia & Companhia traz à tona, depois de cerca de 15 anos, o fim do único programa infantil nas três maiores emissoras do país: Globo, Record e SBT. O dono Silvio Santos mandou reduzir o infantil e reprisar o Notícias Impressionantes, porém, não foi só a redução de duração, pois nos últimos 10 anos, o Bom Dia & Cia perdeu metade de sua audiência, na Grande São Paulo.
Mesmo sem concorrência na TV aberta, o programa do SBT é apenas o terceiro no Ibope. A competição com a TV paga e as restrições à publicidade infantil explicam a fuga de público e a falta de investimento das emissoras.
No ano de 2004, Globo, SBT e Record mantinham atrações infantis na faixa da manhã. Naquele ano, o Bom Dia e Cia. registrou média de 8,2 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. O programa beliscava a liderança da audiência e incomodava a Globo (8,6). Record, em terceiro, fechou o ano com 2,9. Na época, cada ponto equivalia a 49,5 mil domicílios na Grande São Paulo.
O tempo mudou e o cenário também. A Record trocou desenhos pela revista eletrônica Hoje em Dia. A Globo extinguiu a TV Globinho da grade diária e criou um programa de variedades, Encontro, para Fátima Bernardes. Sem concorrência direta, o Bom Dia e Cia. caiu 76%., o Bom Dia tem média anual de 3,2 pontos e fica atrás da Record, que cresceu quase 59% no período e acumula 4,6 pontos.
MAS, O QUE EXPLICA TUDO ISSO?
Formato batido é o principal erro
Desde 2006, o Bom Dia e Cia. é praticamente o mesmo: crianças telefonam para o SBT, participam de brincadeiras e concorrem a prêmios de uma roleta.
Silvio Santos tem um xodô pelo programa, resta saber até quando vai a paciência do ”patrão” com índices tão baixos e sem faturamento nenhum.
A TV Cultura e TV Brasil são as únicas TVs fora do ”eixo-comercial” que dedica boa parte da programação para crianças. As maiores audiências da TV Pública paulistana são de desenhos.
A TV Brasil chega ao 5º lugar em determinados momentos exibindo produtos para as crianças.
Entramos em contato com o SBT e disseram:
"Não existe nenhuma decisão tomada para o fim do programa. Negamos que o programa esteja perto de sua extinção, pois o faturamento é muito bom para os padrões do SBT".
Comentários
Postar um comentário