Lembranças da TV Brasileira - 6º Episódio

Há exatos 10 anos, Datena virou o "Silvio Santos" da Band com um programa "xerox" da Record TV. Datena respirava ares mais tranquilos com game-show.

No sexto episódio, falaremos de Quem Fica em Pé, um game show apresentado por Datena, na Band, em 2012. (Divulgação/ Montagem HDN).

Lembranças da TV Brasileira | Por Enzo Gabriel Silveira, do Portal Hora da Notícia.
09/04/2022 - 12:50.

Em 9 de abril de 2012, José Luiz Datena estreava à frente do game-show Quem Fica em Pé?, game-show similar ao que a Record apresentou anos antes com o Roleta Russa (2002-2003). Mostrando um lado diferente daquele do Brasil Urgente, Datena fazia graça e elevava a audiência da Band no prime-time, ao menos nas primeiras semanas.

Datena já havia tido uma experiência como apresentador de game-show na TV. Em 2002, comandou o No Vermelho, na Record, que ajudava pessoas endividadas. Na Band, ofertava o prêmio máximo de R$ 100 mil diariamente. Na atração, um concorrente desafiava 10 desafiantes e quem era eliminado, caía direto em um buraco para fora da competição.

O vencedor, no entanto, precisava correr contra o tempo, respondendo desafios de conhecimentos gerais e bater todos os outros oponentes. Apesar do tom até eletrizante, Datena não gostou da ideia a princípio. "Achei até meio idiota quando me apresentaram", admitiu numa entrevista concedida à Folha de S. Paulo em junho de 2012.

A princípio, o apresentador do game seria Milton Neves, como o próprio relatou em entrevista ao NaTelinha em agosto último, quando completou 70 anos de idade. "O Hélio Vargas que era o nosso diretor artístico nessa época, falou pra mim: 'Olha, vamos ter o Roleta Russa aqui, mas não precisamos gastar tempo com piloto'. 'Mas por quê?'. 'Você já fez o Roleta Russa, se você fizer 30% do que fez na Record, vamos arrebentar'. Beleza, fiquei esperando", recordou.

"Aí veio o argentino Diego Guebel, ele entrou e botou o Datena. E me escanteou. Isso foi decisão da alta cúpula da Bandeirantes", emendou Milton.

"Fiquei parecido com o Silvio Santos", reconheceu Datena.

Nos primeiros programas, Datena, afirmou à Folha, ainda que se achou parecido com o dono do SBT. "Aos poucos, fui me diversificando. Agora estou mais para Faustão", brincou.

Com o sucesso de audiência, entre 4 e 6 pontos na Grande São Paulo, o game-show saltou de três para cinco dias de exibição logo no início, passando a ser transmitido aos domingos, segundas, terças, quintas e sábados. A temporada se estendeu até 27 de dezembro, já desgastado com o excesso de exibições e sem os mesmos números empolgantes do início.

A segunda e última temporada do programa estreou somente em setembro de 2013, e ao contrário do ano anterior, ficou acertado que seria exibido semanalmente, após o Terceiro Tempo. Em uma guerra ferrenha no Ibope, acabou não tendo público e foi remanejado para às quintas, mas novamente não teve êxito e terminou três meses depois.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal