Grande Final da Libertadores: Veja os confrontos entre o Fluminense e Boca Juniors em 67 anos.
A equipe de jornalismo esportivo do Portal Hora da Notícia está no Maracanã para cobrir a decisão da Copa Conmebol Libertadores da América de 2023 e separou o retrospecto dos confrontos entre os dois times; veja mais!
Grande Final da Libertadores 2023 - Enzo Gabriel, Ana Beatriz, João Paulo, Victor Hugo, Lucas Gabriel, Victor Fernando, Luís Miguel e Karolaine Silva, diretamente do Maracanã, no Rio de Janeiro.
04/11/2023 - 12:50.
O HDN fará uma cobertura especial da decisão da final da Libertadores e estará trazendo todas as informações do Maracanã. (Reprodução/ Hora da Notícia). |
Neste sábado (04), Fluminense e Boca Juniors se enfrentam na Grande Final da Copa Conmebol Libertadores da América 2023 e pelo direito de levantar a Taça da Glória Eterna. A equipe do Portal Hora da Notícia chegou ao Maracanã, por volta das 09:45 da manhã e já sentiu o clima da decisão deste sábado.
Com esse clima especial, a equipe de jornalismo esportivo do HDN separou o retrospecto dos brasileiros contra os argentinos desde 1956, quando ocorreu o primeiro confronto.
Confira agora todos os detalhes:
Fluminense e Boca se confrontam desde 1956, mas os seguidos confrontos pela Copa Libertadores nas edições de 2008 e de 2012 resultaram no crescimento da rivalidade, que possui como característica fundamental a ocorrência de jogos extremamente disputados quando estas equipes se encontram.
História
O primeiro confronto foi válido pelas quartas de final da Copa do Atlântico e ocorreu em Buenos Aires. Nessa partida, o Boca venceu por 3 a 1 e desclassificou o Fluminense.
A Copa do Atlântico foi a terceira competição sul-americana de clubes, depois da Copa Aldao e do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948.
Após essa partida, os dois clubes só voltariam a se encontrar em jogos válidos pela Copa Libertadores da América, que ocorreram nas semifinais de 2008, fase de grupos e quartas de final de 2012 e na grande final de 2023.
Semifinal da Copa Libertadores da América de 2008
Na Copa Libertadores da América de 2008, Flu e Boca duelaram para decidir qual clube avançaria para a final do torneio continental. No jogo de ida, no El Cilindro, o confronto terminou empatado em 2 a 2, com gols de Thiago Silva e Thiago Neves para o tricolor e gols de Riquelme para a equipe Xeneize.
Em um jogo eletrizante e muito disputado no Maracanã, o Fluminense eliminou o Boca Juniors ao vencer a partida de volta por 3 a 1 perante 84 632 torcedores, que inclusive é o maior público desse confronto. O Boca chegou a abrir o placar com Martín Palermo, mas Washington empatou a partida e Darío Conca virou para o tricolor. No final do jogo, Dodô ainda marcou o terceiro gol do Flu, sacramentando a classificação do tricolor das Laranjeiras para a sua primeira final de Copa Libertadores. Vale ressaltar que, com essa vitória, o Fluminense eliminou o atual campeão continental da época, uma vez que o time argentino havia vencido a Copa Libertadores da América de 2007.
Fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2012
Anos mais tarde, os dois times se encontraram no Grupo 4 da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2012. Pela 2ª rodada da fase de grupos, o Fluminense venceu a equipe Azul y Oro por 2 a 1 na La Bombonera, quebrando uma invencibilidade de 36 jogos do clube portenho em seu estádio perante 35 592 pagantes (dentre eles cerca de 4 000 tricolores). Fred e Deco marcaram para o tricolor, enquanto que Somoza marcou para o Boca.
Já pela 5ª rodada, o Boca Juniors venceu a equipe tricolor no Engenhão pelo placar de 2 a 0. O time argentino marcou seus gols com Darío Cvitanich e Sánchez Miño.
Quartas de final da Copa Libertadores da América de 2012
Após Fluminense e Boca Juniors se classificarem no Grupo 4 em 1º e em 2º lugar, respectivamente, os dois clubes duelaram nas quartas de final. O Boca ganhou a primeira partida por 1 a 0, na La Bombonera, com uma arbitragem contestada até mesmo pela imprensa argentina. O único gol da partida foi marcado por Mouche.
No jogo de volta, no Engenhão, o Boca se classificou para as semifinais após empatar em 1 a 1 com um gol marcado por Santiago Silva, aos 45 minutos do segundo tempo. O gol tricolor havia sido feito ainda na primeira etapa em cobrança de falta de Thiago Carleto.
Final da Copa Libertadores da América de 2023
Após se enfrentarem na semifinal da Copa Libertadores da América de 2008, na fase de grupos e também nas quartas de final da Copa Libertadores da América de 2012, Fluminense e Boca Juniors decidirão a taça mais cobiçada do continente na final da Copa Libertadores da América de 2023. A grande final será a 16ª decisão de Copa Libertadores entre um time brasileiro e um time argentino, e promoverá ou o título inédito para o Fluminense ou a sétima conquista para o Boca Juniors.
Na 64ª edição da Copa Libertadores, os dois times foram líderes em seus grupos e eliminaram fortes candidatos ao título. Ao longo dessa edição, o Fluminense teve como característica principal a posse de bola. O Boca, por sua vez, teve dificuldades de impor sua maneira de jogar durante o torneio. Entretanto, o time argentino se mostrou extremamente eficiente em cobranças de pênaltis, uma vez que venceu todas as disputas por penalidades máximas que participou durante a fase mata-mata.
A partida reunirá jogadores de prestígio internacional, tais como Marcelo, Cavani, Felipe Melo, Sérgio Romero, Ganso, Advíncula e Fabra. Além disso, outros destaques como Germán Cano, Fábio, Barco, Darío Benedetto, André, Nino, Jhon Arias e John Kennedy também estarão presentes na partida decisiva, que promete ser de alto nível.
Por decisão da CONMEBOL, Fluminense e Boca Juniors irão jogar com seus uniformes tradicionais na grande final. Dessa forma, o Flu usará a camisa tricolor, com calção e meião na cor branca. O uniforme de goleiro será todo na cor cinza. O Boca vestirá a camisa azul, com calção e meião na mesma cor. O uniforme de goleiro será todo na cor laranja. Os integrantes da equipe de arbitragem estarão de camisa rosa, com calção e meião na cor preta.
No dia 25 de outubro, a CONMEBOL divulgou a equipe de arbitragem designada para a grande decisão. O árbitro da partida será o colombiano Wilmar Roldán e o árbitro responsável pelo VAR será o chileno Juan Lara.
Comentários
Postar um comentário