Mundo caminha para aquecimento entre 2,5°C e 2,9°C, afirma ONU.
Nações do G20 devem acelerar transição energética e aumentar cortes nas emissões de gases de efeito estufa
HDN Internacional - Daniel Vicente (Gramado) e Carlos André (Rio de Janeiro).
20/11/2023 - 15:20
Vendedor ambulante empurrando carrinho com garrafas de água na Avenida Paulista (Divulgação/ Estadão). |
Ao ritmo atual de emissões de gases de efeito estufa, o mundo caminha para um aumento da temperatura média entre 2,5°C e 2,9°C neste século, quase o dobro da meta ideal, alertou a ONU nesta segunda-feira (20).
Segundo o relatório anual sobre as emissões de gases de efeito estufa, as nações do G20 devem acelerar imperativamente a sua transição energética e aumentar os seus cortes nas emissões.
A temperatura média do planeta já está 1,2°C acima da era pré-industrial, explicou o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em seu relatório.
Publicado pouco antes de uma nova conferência sobre a mudança climática (COP28, de 30 de novembro a 12 de dezembro), o texto é um novo grito de alerta.
Este ano deverá ser o mais quente já registrado e o relatório salienta que "o mundo está testemunhando uma aceleração perturbadora no número, velocidade e escala dos recordes climáticos quebrados".
"Os líderes devem redobrar dramaticamente os seus esforços, com ambições recordes, ações recordes e reduções recordes de emissões", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. "Isso exige arrancar as raízes venenosas da crise climática: os combustíveis fósseis."
Comentários
Postar um comentário