Pan 2023: veja resultados e medalhas do Brasil no dia 3/11.

Brasil conquista 20 medalhas na sexta-feira e agora soma 165 medalhas no total, atrás apenas dos Estados Unidos.

HDN nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 - Carlos André e Pedro Lucas Corrêa.
04/11/2023 - 17:30.
Veja todos os resultados do Brasil na última sexta-feira (Divulgação/ Hora da Notícia).

O Brasil alcançou nesta sexta-feira sua melhor campanha na história dos Jogos Pan-Americanos. Foram dez ouros conquistados só no penúltimo dia de competições em Santiago, no Chile. O recorde anterior era de 54 medalhas douradas, referente à campanha de Lima 2019. O país segue na segunda posição do quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos, com 165 pódios. O Brasil acumula agora 56 ouros, 59 pratas e 50 bronzes. Ginástica rítmica, atletismo e vela foram responsáveis por muitos destes números. Confira quais foram as 20 novas medalhas da delegação brasileira.

Ginástica rítmica conquista cinco medalhas

O Brasil brilhou com mais um grande dia da ginástica rítmica, que já chega a oito medalhas no Pan. Em todas as três finais disputadas nesta sexta, o ouro foi verde amarelo. O país conquistou um ouro e uma prata no arco com Maria Eduarda Alexandre e Bárbara Domingos, respectivamente. Babi voltou a subir ao pódio na bola, desta vez no lugar mais alto e com Geovanna Santos na segunda posição.

Na final de cinco arcos, vitória impecável da equipe formada por Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Victoria Borges e Nicole Pircio. Elas somaram 64.450 na decisão, contra 61.750 das mexicanas e 58.300 das americanas, prata e bronze, respectivamente.

Martine Grael e Kahena Kunze levam bi

Outra modalidade que empilhou medalhas nesta sexta foi a vela. O Brasil levou três ouros e um bronze. Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na classe 49er FX pela segunda vez. Mateus Isaac foi o campeão na classe de windesurfe IQFoil. O terceiro ouro brasileiro veio com Bruno Lobo que venceu na estreia da modalidade fórmula kite, e Maria do Socorro Reis ficou com o bronze no feminino.

Darlan Romani confirma favoritismo

No atletismo, Darlan Romani também confirmou o favoritismo e conquistou o bi no Pan - ele já tinha sido ouro no arremesso de peso em Lima 2019. O brasileiro correspondeu às expectativas ao anotar 21,36m e ficar com a medalha de ouro, a frente do mexicano Uziel Muñoz (21.15) e o americano Jordan Geist (20.53), prata e o bronze, respectivamente.

Nos 400m com barreira, Marlene Ewellyn Santos "herdou" o ouro da panamenha Gianna Woodruff. Marlene fez uma prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em segundo lugar (57.18), atrás de Gianna (56.44). Entretanto, cerca de duas horas após a prova, a organização anunciou a desclassificação da atleta do Panamá por empurrar a barreira, e a brasileira terminou com o ouro.

Também nos 400m com barreira, Matheus Lima ficou com a prata ao completar a prova em 49.69s. O jamaicano Jaheel Hyde levou o ouro ao correr em 49.19s. E quem também ficou em segundo foi Almir dos Santos, no salto triplo, com marca de 16.92m. O cubano Lázaro Martinez venceu com salto de 17.19m. O bronze ficou também com um atleta de Cuba. Cristian Atanay saltou 16.66m.

Laís Nunes com vitória implacável no wrestling

Laís Nunes precisou só de dois minutos para conquistar a medalha de ouro para o Brasil no wrestling feminino. Por 3 a 0, a brasileira venceu a cubana María Santana e levou o país ao lugar mais alto do pódio na categoria até 62 kg. Na disputa masculina até 77 kg, o brasileiro Joílson Júnior foi prata ao perder na decisão para o americano Kamal Bey.

Stephan Barcha conquista ouro no hipismo

Também teve ouro absoluto no hipismo. O brasileiro Stephan Barcha foi campeão no salto. Montando Chevaux Primavera Imperio Egipcio, o cavaleiro chegou na última passagem podendo cometer uma falta, que ainda assim garantiria o título. As medalhas de prata ficaram os Estados Unidos, com Kent Farrington e Mc Lain Ward.

Outro brasileiro na decisão, Pedro Veniss, cometeu uma falta na última passagem e ficou em quinto lugar. Caso não tivesse derrubado esse obstáculo, se juntaria a Stephan no pódio com a medalha de bronze.

Prata na canoagem

A dupla entre Evandilson Neto e Filipe Santana ficou com a prata na prova dos 500m do C2 e conquistou a única medalha da canoagem de velocidade nesta sexta-feira. Os dois protagonizaram uma reação na reta final da prova e fecharam com o tempo de um minuto, 43 segundos e 52 centésimos. A dupla canadense ficou com a medalha de ouro, enquanto Cuba fechou o pódio.

Esgrima fica com bronze na equipe masculina de florete

A equipe masculina de florete conquistou a medalha de bronze contra os donos da casa, nesta sexta-feira. O Brasil bateu o Chile por 45 a 36. No caminho para o pódio, Pedro Marostega, Guilherme Toldo e Henrique Marques venceram o México nas quartas de final, por 45 a 34, mas acabaram perdendo para o Canadá na semifinal, por 45 a 41.

Guilherme Toldo se tornou o esgrimista brasileiro com mais medalhas no Pan em todos os tempos, após medalha por equipes.

Já a equipe feminina terminou a competição do sabre em quinto lugar. Karina Zetterman, Luana Pekelman e Pietra Chierighini perderam para a Argentina por 45 a 39 nas quartas de final e venceram o Chile e a Venezuela nas disputas do quinto ao oitavo lugar.

Dois bronze no karatê

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze no kumitê. Na categoria para atletas acima de 68kg, Brenda Padilha parou nas semifinais contra a mexicana Guadalupe e terminou com o bronze. O mesmo aconteceu com Douglas Brose na categoria até 60 quilos. Ele ficou com o bronze depois de perder na semi para o cubano Brayan Díaz. No kata, Bruno Conde e Nicole Yonamine terminaram em quinto.

Vôlei se garante na final e vai enfrentar Argentina

O Brasil está na final do Pan no voleibol masculino. A seleção venceu a Colômbia com facilidade pelas semifinais. Vitória por 3 sets a 0, parciais 26/24, 25/18 e 25/15. O adversário dos brasileiros na final serão os argentinos, que superaram Cuba na outra semifinal por 3 sets a 1, parciais 21/25, 25/22, 25/18 e 25/18. A decisão será neste sábado, a partir das 20h.

Handebol também vai disputar o ouro em Santiago

A seleção masculina de handebol conseguiu a classificação para a final do Pan 2023 ao vencer os Estados Unidos por 40 a 27, em partida disputada em Viña del Mar, no Chile. O Brasil vai enfrentar na decisão a Argentina. Quem vencer, leva o ouro e a vaga para as Olimpíadas de Paris. A final será no sábado, a partir das 19h30min.

Polo Aquático encaminha medalha

No polo aquático, o Brasil já garantiu mais uma medalha. Isso porque os brasileiros avançaram para a final masculina da modalidade ao vencer o Canadá por 13 a 12 nas semis. Eles enfrentarão na decisão os americanos, que bateram os argentinos por 22 a 7. Já as brasileiras não conseguiram avançar para a final. Elas perderam para o time do Canadá por 21 a 4 e agora vão disputar o bronze contra a Argentina, que perdeu também no feminino para os Estados Unidos, por 21 a 4.

Yaras na semifinal do rúgbi

As Yaras entraram em campo para três partidas pela fase de grupos. Elas venceram o México por 47 a 0. Na sequência, superaram o Chile também com facilidade, 41 a 0. Por último, foram superadas pelo Canadá por 29 a 21, o que não impediu a classificação para a semifinal contra os Estados Unidos, a partir das 11h40min, deste sábado. Os brasileiros tiveram duas derrotas, para Canadá e Estados Unidos, e uma vitória, contra o México. Eles não conseguiram avançar na competição.

Tênis de Mesa avança com equipes às semis

No tênis de mesa, o Brasil avançou às semifinais com as equipes feminina e masculina. Entre os homens, Hugo Calederano, Eric Jouti e Vitor Ishiy superaram Porto Rico em 3 a 0. No feminino, Bruna Takahashi, Bruna Alexandre e Giulia Takahashi venceram o Canadá em 3 a 1. As semifinais serão neste sábado. Elas enfrentam, às 10h, os Estados Unidos. Eles, a partir das 16h, jogam contra a Argentina.

Basquete disputará bronze

No basquete, a seleção masculina foi superada pela Venezuela nas semifinais. Derrota por 84 a 77. Com o resultado, os brasileiros vão disputar o bronze contra o México, que perderam também nesta sexta para os Argentinos, por 108 a 73. A disputa por medalha é neste sábado, a partir das 17h.

Ana Machado vai à semi e garante vaga em Paris 2024

O Brasil teve um dia excelente no tiro com arco, com apenas uma derrota em seis confrontos. Pelas quartas de final do individual feminino, Ana Machado superou a mexicana Angela Ruiz por 6 a 4 e avançou para as semifinais. Com o resultado, ela já garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. O time misto recurvo garantiu vaga nas finais. Os brasileiros começaram superando o Peru por 6 a 0 nas quartas de final. Na sequência, bateram a Argentina por 6 a 2. E, por último, venceram o México também por 6 a 2. A decisão será no domingo, contra os Estados Unidos.

Já o time composto misto começou com vitória nas quartas de final contra Porto Rico no detalhe, 153 a 152. Mas, depois foi derrotado pelos Estados Unidos em uma dura disputa pelas semifinais - 158 a 156. A equipe disputará o bronze contra o México, neste sábado.

Brasileiras passam bem na qualificação da ginástica de trampolim

No sincronizado feminino, Alice e Camila Gomes tiveram a segunda melhor nota da qualificação com 45.980, atrás apenas do time americano que somou 48.530. Camila Gomes também teve a melhor nota no individual, com 54.590. No sincronizado masculino, os brasileiros avançaram em terceiro, com 49.140, atrás de Estados Unidos (51.180) e Canadá (49.240), respectivamente. No individual masculino, Rayan Victor foi o destaque ao passar em segundo com 57.610, atrás do americano Aliaksey Aliaksandrovich, com 58.370. As finais ocorreram neste sábado.

Filipe Oteguy disputará bronze na pelota basca

Na pelota basca, o brasileiro Filipe Oteguy perdeu nas semifinais para o mexicano David Alvarez. Derrota por 2 a 0. Com o resultado, ele disputará a medalha de bronze contra o argentino Nicolas Comas neste sábado.

Nado artístico encerra participação

No nado artístico, o Brasil ficou fora do pódio por equipes nesta sexta-feira. As brasileiras terminaram na quarta colocação com 193.1600. Os Estados Unidos levaram o ouro com 236.4233, seguidos por México, com 228.4000, e Canadá, com 198.6800. As brasileiras encerram assim sua participação na modalidade. Nos duetos, Laura Miccuci e Gabriela Regly conquistaram o bronze na quinta-feira.


Erik brilha no programa curto da patinação artística

A patinação artística estreou nesta sexta-feira com a presença de dois brasileiros. No programa curto, Erik Leite foi o destaque entre os homens com a performance mais bem avaliada, em 73,61. Já Bianca Ameixeiro teve a quarta melhor apresentação no feminino, com 45,52 pontos, quase dez atrás da colombiana Sandra Liliana, que fez 54,06 e ficou em primeiro. As únicas medalhas da modalidade serão disputadas neste sábado, a partir das 18h, com o programa longo.

Três brasileiros avançam no breaking

No breaking, o Brasil avançou às quartas de finais com três representantes. Entre as B-Girls, Mini Japa venceu a chilena Menta e a também brasileira Nathana para se classificar. Nas quartas, ela enfrentará a americana La Vix.

Entre os B-Boys, Rato e Leony também avançaram com duas vitórias. Rato perdeu para o americano Gravity, mas depois superou o argentino Broly e o mexicano Ninonino. Leony começou perdendo para o venezuelano Lil G, mas depois bateu o chileno Daf e o colombiano Ricky Rulez. Rato terá pela frente o americano Jefro. Já Leony enfrentará o canadense Phil Wizard.

Caminho duro no golfe

No golfe, os brasileiros terminaram a segunda rodada da prova individual. No masculino, Rodrigo Lee ocupa neste momento a posição de número 14 com par -1. O líder é o mexicano Carlos Ortiz com par -8. No feminino, a brasileira Luiza Altmann está em 30º com par +8. A americana Raquel Cara lidera entre as mulheres com par -2. A programação da modalidade só encerra no domingo, último dia dos Jogos, com a rodada 4 e a definição dos campeões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal