Bomba!! Globo avalia acabar com as novelas das seis e ressuscitar faixa das oito.

Estudos na emissora apontam que a troca pode aumentar faturamento e ibope.

Caso, a informação se concretize, a Globo vai colocar fim em uma era e numa faixa que está no ar há mais de 50 anos. (Divulgação/ Montagem HDN).

Bastidores da Televisão e Curiosidades | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
08/04/2022 - 00:30.

A Globo está avaliando colocar um ponto final na produção de novelas inéditas para as 18h e, ao mesmo tempo, ressuscitar a tradicional faixa das oito. A mudança histórica na programação do canal está bem encaminhada nos bastidores e é baseada numa ampla pesquisa de comportamento social e mercado. A estratégia visa aumentar o faturamento e a ter uma melhor performance de audiência.

O NaTelinha apurou que a Globo analisa puxar as reprises do Vale a Pena Ver de Novo para ocupar parte da faixa das seis. Desde fevereiro, O Clone (2001) passou a ser exibida no espaço deixado na grade após o fim de Malhação e sua audiência vem agradando a emissora. Na última semana (28 de março a 02 abril), a novela escrita por Glória Perez marcou 17,4 pontos de média, apenas 2,4 abaixo do folhetim inédito das 18h, Além da Ilusão.

Na programação que está sendo montada, após a sessão do Vale a Pena Ver de Novo, entram mais cedo os jornais locais, seguidos da novela das sete, Jornal Nacional, novela das oito e a novela das nove. A previsão é que o telejornal comandado por William Bonner deixe a grade por volta das 20h30 e 20h40 para a recriação da faixa das 20h de dramaturgia.

Oficialmente, a última novela das oito exibida pela Globo foi Passione (2010), escrita por Silvio de Abreu. Em 2011, com inúmeras mexidas na grade, os folhetins passaram a entrar no ar depois das 21h e ganharam o título de novela das nove.

A primeira foi Insensato Coração (2011) - confira a chamada no fim da matéria - de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Nas pesquisas encomendadas pela Globo, dentre os principais pontos que validam o fim da faixa das seis e a recriação da novela das oito é financeiro. Na tabela comercial de abril, um anúncio de 30 segundos exibido no horário de Além da Ilusão custa em média, sem descontos, R$ 410 mil. Em Pantanal, esse valor mais que dobra e gira em torno de R$ 887 mil. Ou seja, com a mudança, a emissora pode incrementar seu faturamento no horário nobre, mantendo, praticamente, os mesmo custos. Com o Vale a Pena Ver de Novo sendo exibido mais tarde, o valor cobrado para os anunciantes nos intervalos poderá sofrer reajustes e ter uma lucratividade próxima de uma trama inédita das seis.

Além disso, o estudo aponta mudanças comportamentais no telespectador. Quando foram criados os folhetins das 18h, em 1971, com Meu Padacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, o perfil do público era diferente. Hoje, as mulheres, target principal do horário, desempenham  funções importantes no mercado de trabalho e as pessoas passaram a chegar em casa mais tarde, diferente da época.

Procurada, a Globo negou o fim da faixa das seis e a volta da novela das oito. A reportagem mantém as informações sobre os estudos desenvolvidos pelo setor de pesquisas da emissora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.