Futebol turbina audiência da Record TV, mas não deixa legado.

Com o fim dos estaduais, a emissora volta à realidade de antes.

 A Record transmitiu o Campeonato Carioca e o Campeonato Paulista em 2022 e conseguiu altas audiências, porém, há um desafio para a emissora que será conseguir manter pelo menos 20% da audiência que conseguiu com as transmissões. (Divulgação/ Montagem HDN).

Opinião do Carlos André | Por Carlos André Mamedes da Silva, dono do Portal Hora da Notícia.
07/04/2022 - 15:50

A Record TV foi muito feliz ao voltar a investir em transmissão de futebol. A emissora se dedicou a exibir, nos primeiros meses do ano, importantes campeonatos estaduais do país, como o Campeonato Paulista e Carioca. Com a aposta, a Record alcançou excelentes índices de audiência, além de garantir bom faturamento.

No último sábado (2), a final do Campeonato Carioca rendeu o primeiro lugar à emissora no Rio de Janeiro, com 26,5 pontos de média na disputa entre Fluminense e Flamengo. Já no domingo (3), o Campeonato Paulista anotou 27,6 pontos na capital paulista, com a partida entre Palmeiras e São Paulo. Nas duas ocasiões, foi líder isolada de audiência.

Trata-se de um resultado respeitável, com números pouco comuns na televisão brasileira atualmente. E revelam, claro, a força da transmissão de futebol na TV. Entretanto, apesar do excelente resultado, pouco fica deste êxito a partir de agora. Afinal, os campeonatos chegaram ao fim e a programação da emissora volta ao normal.

Se com futebol, as tardes de domingo iam muito bem, obrigado, agora sem bola, a emissora terá que retomar as estratégias para elevar a audiência de Hora do Faro, por exemplo. Mal das pernas, o programa de Rodrigo Faro resgatará o quadro Vai Dar Namoro para tentar reaver a boa fase. O apresentador também comanda a nova temporada de Canta Comigo.

Ou seja, a Record repete erros como do SBT, ao não aproveitar o grande público atraído pelo futebol e investir numa grade consistente, além de divulgar seus próprios produtos enquanto há uma grande plateia de olho. Investir em futebol é ótimo, mas melhor ainda seria apostar numa estratégia capaz de reter parte do público conquistado.

Record TV quer renovar direito de transmissão do Campeonato Carioca.

Record TV avaliou como positivo os dois anos de contrato e quer renovar o vínculo para continuar com o direito de transmissão da competição, após os bons índices nesses dois anos de transmissões das partidas.

A emissora, importante frisar, já tem vínculo com o Campeonato Paulista até 2026. Por isso, dirigentes da Record TV querem estender o contrato com o Cariocão, para poder vender cotas de publicidade nacionais, que gerem mais receitas à empresa e ao torneio. Rubens Lopes, presidente da FERJ, já foi comunicado do interesse.

A Record distribuiu para 21 estados o Campeonato Carioca, enquanto o Paulista chegou a seis. A avaliação da emissora é que a transmissão na plataforma de streaming Twitch, gratuita, não atrapalhou a audiência da empresa. As informações foram publicadas primeiramente pelo portal Uol Esporte e confirmadas pela equipe de reportagem do HDN.

Renovando o contrato, a emissora tem direito por mais cinco anos, ou seja, até 2027.

Na final da competição, a emissora marcou 26,5 pontos de média de audiência no Rio, pico de 30 pontos e share de 42%, alcançando o maior desempenho do estadual neste ano. A Rede Globo ficou com 14,3 pontos de média no mesmo período. Por isso, a Record TV tem o interesse de manter o Cariocão sendo transmitido no canal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Gustavo Mioto fala sobre carreira, amor e novos projetos em entrevista exclusiva após show na Expo Itaguaí 2024

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.