Defesa Civil Nacional acompanha as operações na cidade e atua no reconhecimento do Estado de Calamidade Pública para o município de Petrópolis.
Estamos fazendo toda a cobertura da tragédia em Petrópolis, com muitas pessoas da nossa equipe no munícipio. O último balanço foi de 138 mortos.
Nós estamos nessa cobertura, por essa razão, não estaremos cobrindo os dias finais das Olimpíadas de Inverno Pequim 2022. (Foto: Reprodução/ Hora da Notícia). |
Rio de Janeiro | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
16/02/2022 - 18:40 (Atualizado em: 19/02/2022 - 13:12).
Com efetivo reforçado, o município conta ainda com o suporte de viaturas e maquinário de demais órgãos do Estado e União para o socorro a vítimas e atendimento das 372 ocorrências, das quais 269 são por deslizamentos. Em última atualização do Instituto Médico Legais, o município chega a 138 óbitos, que estão sendo consolidados pelos oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes trabalham na identificação cautelosa e providenciam a consolidação dos dados detalhados das vítimas por conta das fortes chuvas que afetaram a cidade.
Todo o trabalho conta ainda com maquinário e equipamentos que dão suporte às operações de salvamento e recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. “Todo esse efetivo que se junta às nossas equipes no município é de grande importância para a atuação no salvamento das vítimas”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que decretou luto oficial de três dias e estado de calamidade pública para o município.
A o Secretário de Defesa Civil Nacional está no município e, além de acompanhar as operações, visa concluir o processo de reconhecimento federal da decretação do Estado de Calamidade Pública. “Chegamos aqui em Petrópolis, fizemos um sobrevoo na cidade, a situação realmente é muito crítica, o cenário é realmente de guerra. Fizemos uma reunião com o governador e o prefeito, com toda a equipe da cidade e do governo do Estado. O desastre está sendo muito bem gerido”, destacou o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reforçando que coloca todo o efetivo à disposição, com recursos logísticos e materiais, para que se reconheça o estado de calamidade pública do município, o que deve acontecer entre hoje e amanhã.
O município ainda conta com o efetivo da Defesa Civil do Estado, que deslocou para a cidade 43 agentes e 16 viaturas. A Defesa Civil de Vassouras, São João de Meriti, Areal e Araruama também se juntam às equipes no município. “Todo esse aparato está sendo fundamental no suporte ao elevado número de ocorrências que registramos nas últimas horas”, destacou o secretário de Defesa Civil do município, o Tenente Coronel Gil Kempers.
As Forças Armadas disponibilizaram 5 caminhões, uma ambulância e colocou todo o efetivo do Exército à disposição da cidade. A Polícia Rodoviária Federal participa das operações com 340 agentes, 20 viaturas, uma aeronave, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e um prancha, uma ambulância e drones. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deslocou para a Defesa Civil 200 oficiais e 85 viaturas.
Comentários
Postar um comentário