Defesa Civil Nacional acompanha as operações na cidade e atua no reconhecimento do Estado de Calamidade Pública para o município de Petrópolis.

Estamos fazendo toda a cobertura da tragédia em Petrópolis, com muitas pessoas da nossa equipe no munícipio. O último balanço foi de 138 mortos.

Nós estamos nessa cobertura, por essa razão, não estaremos cobrindo os dias finais das Olimpíadas de Inverno Pequim 2022. (Foto: Reprodução/ Hora da Notícia).

Rio de Janeiro | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
16/02/2022 - 18:40 (Atualizado em: 19/02/2022 - 13:12).

Com efetivo reforçado, o município conta ainda com o suporte de viaturas e maquinário de demais órgãos do Estado e União para o socorro a vítimas e atendimento das 372 ocorrências, das quais 269 são por deslizamentos. Em última atualização do Instituto Médico Legais, o município chega a 138 óbitos, que estão sendo consolidados pelos oficiais do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil. Os agentes trabalham na identificação cautelosa e providenciam a consolidação dos dados detalhados das vítimas por conta das fortes chuvas que afetaram a cidade. 

Todo o trabalho conta ainda com maquinário e equipamentos que dão suporte às operações de salvamento e recuperação das áreas afetadas pelas chuvas. “Todo esse efetivo que se junta às nossas equipes no município é de grande importância para a atuação no salvamento das vítimas”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo, que decretou luto oficial de três dias e estado de calamidade pública para o município.

A o Secretário de Defesa Civil Nacional está no município e, além de acompanhar as operações, visa concluir o processo de reconhecimento federal da decretação do Estado de Calamidade Pública. “Chegamos aqui em Petrópolis, fizemos um sobrevoo na cidade, a situação realmente é muito crítica, o cenário é realmente de guerra. Fizemos uma reunião com o governador e o prefeito, com toda a equipe da cidade e do governo do Estado. O desastre está sendo muito bem gerido”, destacou o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reforçando que coloca todo o efetivo à disposição, com recursos logísticos e materiais, para que se  reconheça o estado de calamidade pública do município, o que deve acontecer entre hoje  e amanhã. 

O município ainda conta com o efetivo da Defesa Civil do Estado, que deslocou para a cidade 43 agentes e 16 viaturas. A Defesa Civil de Vassouras, São João de Meriti, Areal e Araruama também se juntam às equipes no município. “Todo esse aparato está sendo fundamental no suporte ao elevado número de ocorrências que registramos nas últimas horas”, destacou o secretário de Defesa Civil do município, o Tenente Coronel Gil Kempers.

As Forças Armadas disponibilizaram 5 caminhões, uma ambulância e colocou todo o efetivo do Exército à disposição da cidade. A Polícia Rodoviária Federal participa das operações com 340 agentes, 20 viaturas, uma aeronave, uma retroescavadeira, um caminhão caçamba e um prancha, uma ambulância e drones. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deslocou para a Defesa Civil 200 oficiais e 85 viaturas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal