"Responsabilidade parcial" diz prefeito após Tragédia em Petrópolis.

Ao menos 967 pessoas estão sem poder retornar para suas casas após o pior temporal dos últimos 90 anos na cidade.

A Cobertura Completa da Tragédia em Petrópolis continua no HDN. (Imagem: Divulgação/ Portal Hora da Notícia).

Tragédia em Petrópolis | Por Ana Beatriz Barros e João Paulo Silveira, correspondentes do Portal Hora da Notícia, em Petrópolis.
19/02/2022 - 11:10. (Atualizada em 19/02/2022 - 13:10)

As equipes de reportagem do Portal Hora da Notícia continuam aqui, em Petrópolis e vem trazendo todas as informações e fazendo uma cobertura baseada no que é passado pela Defesa Civil, Polícia Militar, Governo do Rio de Janeiro e pelo Corpo de Bombeiros. Nós chegamos em Petrópolis, na madrugada da última quarta-feira (16) e vimos um verdadeiro 'cenário de guerra'.

Na última sexta-feira (18), o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo afirmou, em uma entrevista coletiva, ter "responsabilidade parcial" sobre a tragédia das chuvas que devastou a cidade da Região Serrana.

Durante entrevista coletiva, Bomtempo, que está em seu quarto mandato, foi questionado se foi feito pouco para evitar a catástrofe.

"Acho que foi feito muito nos nossos mandatos. Nossa responsabilidade é parcial. Nós trabalhamos num sistema nacional de Defesa Civil, no qual cada um tem suas atribuições".

O prefeito afirmou que, em anos anteriores, a prefeitura investiu em construção de casas populares e comprou terrenos para reassentar a população, mas que obras não foram feitas pelos governos federal e estadual.

Ao menos 967 pessoas estão sem poder retornar para suas casas em Petrópolis após o pior temporal dos últimos 90 anos na cidade, de acordo com as autoridades municipais.

A população desabrigada ou desalojada está sendo acolhida em 19 pontos de apoio instalados em escolas públicas da cidade. A tragédia deixou 138 mortos e 191 pessoas desaparecidas.

Até a noite desta sexta-feira (18), a Defesa Civil havia atuado em 30 localidades no atendimento a ocorrências em decorrência das fortes chuvas na cidade. 

Já foram registrados 675 chamados, dos quais 546 são de deslizamentos e 98 de avaliações de risco estrutural.

Bomtempo anunciou ainda um convênio de colaboração com a Frente Nacional de Prefeitos. Entre as primeiras ações será promover limpeza do centro histórico e adjacências no domingo (20), com a participação de equipes de Niterói e Rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Gustavo Mioto fala sobre carreira, amor e novos projetos em entrevista exclusiva após show na Expo Itaguaí 2024

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.