Europa fecha espaço aéreo aos aviões russos.

De Alemanha à Suécia, Itália e Espanha, países europeus tomam medida restritiva em retaliação à ofensiva militar de Moscou; Canadá segue colegas europeus e adere ao fechamento aéreo.

A tensão mundial aumenta a cada dia. Em conversa com a equipe do HDN, os especialistas não descartam uma possível terceira guerra mundial. (Imagem: Reprodução/ Montagem HDN).

Rússia X Ucrânia | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
27/02/2022 - 18:35.

Da Alemanha à Suécia, passando por França, Bélgica, Itália e Espanha, os países europeus decidiram fechar gradualmente o seu espaço aéreo às companhias russas em retaliação à invasão da Ucrânia por Moscou, que desencadeou uma série de sanções ocidentais contra o poder russo.

Na América do Norte, o Canadá seguiu a iniciativa dos colegas europeus e anunciou neste domingo (27) que também aderiu à medida, restringindo seu espaço aéreo aos russos. O ministro dos transportes canadense, Omar Alghabra, anunciou a medida no Twitter: "Vamos responsabilizar a Rússia por seus ataques à Ucrânia", afirmou.

Neste domingo (27), o ministério dos transportes alemão "decretou a proibição de voo para aeronaves russas e operadoras de aviões russos no espaço aéreo alemão" a partir das 14h00 GMT (11h00 de Brasília). Berlim esclareceu que essa proibição será válida por três meses, mas não dizia respeito a nenhum voo humanitário.

A França, por sua vez, informou que fechará seu espaço aéreo "para aviões e companhias aéreas russas" a partir da noite deste domingo, segundo o ministro dos transportes, Jean-Baptiste Djebbari, que ressaltou que a "união da Europa é total."

Mesma decisão da Irlanda, Bélgica, Holanda e Itália.

Céu fechado

"Na Europa, o céu está aberto (...) para aqueles que conectam os povos, não para aqueles que cometem agressões brutais", justificou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, no Twitter.

"Não há lugar no espaço aéreo holandês para um regime que aplica violência desnecessária e brutal", afirmou o ministro holandês da Infraestrutura, Mark Harbers.

O governo de Luxemburgo, grande plataforma de aviões de carga e transporte de mercadorias na Europa, anunciou, em comunicado à imprensa, que vão "preparar as notificações necessárias para fechar" o seu espaço aéreo às empresas russas a partir deste domingo.

No Twitter, também neste domingo, o Ministério espanhol dos Transportes afirmou que "a Espanha fechará o espaço aéreo às companhias aéreas russas", acrescentando que, "seguindo as diretrizes de cooperação marcadas pela União Europeia, esta medida terá efeito nos voos operados pelas companhias aéreas russas que usam o espaço aéreo espanhol."

No norte da Europa, a Finlândia, que tem uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros com a Rússia, a Suécia, Dinamarca e Islândia anunciaram medidas semelhantes.

A estes países somam-se Polônia, a República Tcheca, Estônia, Bulgária, Moldávia e Reino Unido.

Zona de exclusão

Com muitos países fechando ou anunciando o fechamento de seu espaço aéreo, o tráfego aéreo russo se vê diante de uma zona de exclusão muito grande na Europa, forçando os voos a grandes desvios.

Numa reunião dos ministros das Relações Exteriores da União Europeia, "pressionaremos por uma paralisação em toda a UE", disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, no Twitter.

A invasão russa da Ucrânia "deve ser combatida com as mais fortes sanções internacionais possíveis", afirmou.

"Queremos que isto (o fechamento do espaço aéreo) seja feito o mais rapidamente possível, e o melhor e mais rápido seria se fosse feito a nível europeu", estimou por sua vez o ministro sueco Hans Dahlgren.

Em retaliação, Moscou começou a proibir o sobrevoo de seu território a aviões ligados aos países europeus que anunciaram tais decisões nos últimos dias.

Em uníssono com um número crescente de companhias ocidentais, a Lufthansa - maior grupo europeu com as marcas Lufthansa, Condor, Swiss, Brussel Airlines - decidiu no sábado (26) suspender os voos para e sobre a Rússia por uma semana, antecipando as medidas de retaliação de Moscou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.