Morre ex-diretor de programação da Globo.
A causa da morte de Luiz Guimarães não foi divulgada pela família, até o momento.
O ex-diretor de programação da Globo, Luiz Guimarães, morre aos 93 anos. (Divulgação/ Arquivo Pessoal) |
Televisão | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
22/02/2022 - 13:55.
Faleceu no último sábado (19), aos 93 anos, o diretor de TV Luiz Guimarães. Segundo informações do portal G1, a morte foi confirmada por familiares do profissional através das redes sociais, mas não teve sua causa confirmada. O corpo foi enterrado no domingo (20) em um cemitério na zona sul de São Paulo.
Luiz Guimarães foi diretor de programação da TV Globo e contou com extensa carreira na imprensa brasileira. Guima, apelido por que era conhecido, nasceu na Polônia, batizado como Leib Schefler, mas mudou-se com a família para o Brasil aos seis meses de idade.
Aos 18 anos, naturalizou-se brasileiro e teve o nome legalmente alterado. Dois anos depois, iniciou sua carreira no rádio, onde exerceu as funções de locutor, ator e narrador. Chegou à televisão já em 1950, integrando a primeira equipe de funcionários da pioneira – e hoje extinta – TV Tupi.
Na TV, Luiz Guimarães passou também pela extinta TV Paulista – que futuramente se transformaria na Globo, onde ele permaneceu até 1988, quando assumiu a direção geral da TV Gazeta. Luiz foi ainda um dos fundadores do Museu da Televisão Brasileira, inaugurado em 1995.
Comentários
Postar um comentário