EUA acreditam que Rússia quer 'decapitar' governo da Ucrânia

Uma fonte do Departamento de Defesa do país norte-americano acredita que os ataques visam a tomada de Kiev e a derrubada do presidente do país, Volodimir Zelenski.

De volta à cobertura da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. (Imagem: Montagem HDN/ Divulgação).

Rússia X Ucrânia | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
24/02/2022 - 20:30.

Os ataques da Ucrânia são "a fase inicial de uma invasão em grande escala", que visam a tomada de Kiev e a derrubada do presidente do país, Volodimir Zelenski, segundo garantiu nesta quinta-feira (24) uma fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O integrante do alto escalão do Pentágono, que pediu para ser mantido anônimo, detalhou para jornalistas como Washington está analisando a ação militar russa dentro do território ucraniano, que começou na noite de ontem e já resultou na morte de dezenas de pessoas.

"Acreditamos que eles têm toda a intenção de, basicamente, decapitar o governo e instalar sua própria forma de governo, o que explicaria os avanços em direção à Kiev", garantiu a fonte, conforme relata a emissora norte-americana CNN.

Segundo o integrante do Pentágono, o ataque russo inclui "três principais eixos de assalto", um do sul para o norte, "basicamente desde a Crimeia até uma cidade que se chama Kherson; um segundo do norte, "de Belarus para Kiev".

Além disso, o terceiro eixo partiria da região russa de Belgorod, com direção a Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, localizada no nordeste do país.

Os Estados Unidos calculam, segundo a fonte, que foram lançados mais de 100 mísseis contra a Ucrânia, partindo de Rússia e Belarus, apenas durante a madrugada. Além disso, 75 aviões enviados por Moscou teriam sido envolvidos na operação.

Nesta terça-feira (22), o Pentágono anunciou que planejava enviar oito caças F-35, que estão na Alemanha, para "várias localizações" do flanco leste da Otan.

Hoje, seis destas aeronaves foram deslocadas para o mar Báltico e o mar Negro, segundo informou a base aérea de Spangdahlem, no território alemão, por meio de comunicado.

De acordo com o jornal americano The Washington Post, dois dos caças foram enviados para a Estônia, outros dois para a Lituânia e dois para a Romênia. Além disso, a expectativa é do envio de vários helicópteros Apache para o Leste Europeu ainda nesta quinta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu nesta quinta-feira com os integrantes do Conselho de Segurança Nacional, para analisar a invasão da Ucrânia, antes de discutir a crise com os demais líderes do G7, em encontro virtual.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.