EUA acreditam que Rússia quer 'decapitar' governo da Ucrânia

Uma fonte do Departamento de Defesa do país norte-americano acredita que os ataques visam a tomada de Kiev e a derrubada do presidente do país, Volodimir Zelenski.

De volta à cobertura da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. (Imagem: Montagem HDN/ Divulgação).

Rússia X Ucrânia | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
24/02/2022 - 20:30.

Os ataques da Ucrânia são "a fase inicial de uma invasão em grande escala", que visam a tomada de Kiev e a derrubada do presidente do país, Volodimir Zelenski, segundo garantiu nesta quinta-feira (24) uma fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O integrante do alto escalão do Pentágono, que pediu para ser mantido anônimo, detalhou para jornalistas como Washington está analisando a ação militar russa dentro do território ucraniano, que começou na noite de ontem e já resultou na morte de dezenas de pessoas.

"Acreditamos que eles têm toda a intenção de, basicamente, decapitar o governo e instalar sua própria forma de governo, o que explicaria os avanços em direção à Kiev", garantiu a fonte, conforme relata a emissora norte-americana CNN.

Segundo o integrante do Pentágono, o ataque russo inclui "três principais eixos de assalto", um do sul para o norte, "basicamente desde a Crimeia até uma cidade que se chama Kherson; um segundo do norte, "de Belarus para Kiev".

Além disso, o terceiro eixo partiria da região russa de Belgorod, com direção a Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, localizada no nordeste do país.

Os Estados Unidos calculam, segundo a fonte, que foram lançados mais de 100 mísseis contra a Ucrânia, partindo de Rússia e Belarus, apenas durante a madrugada. Além disso, 75 aviões enviados por Moscou teriam sido envolvidos na operação.

Nesta terça-feira (22), o Pentágono anunciou que planejava enviar oito caças F-35, que estão na Alemanha, para "várias localizações" do flanco leste da Otan.

Hoje, seis destas aeronaves foram deslocadas para o mar Báltico e o mar Negro, segundo informou a base aérea de Spangdahlem, no território alemão, por meio de comunicado.

De acordo com o jornal americano The Washington Post, dois dos caças foram enviados para a Estônia, outros dois para a Lituânia e dois para a Romênia. Além disso, a expectativa é do envio de vários helicópteros Apache para o Leste Europeu ainda nesta quinta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu nesta quinta-feira com os integrantes do Conselho de Segurança Nacional, para analisar a invasão da Ucrânia, antes de discutir a crise com os demais líderes do G7, em encontro virtual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Gustavo Mioto fala sobre carreira, amor e novos projetos em entrevista exclusiva após show na Expo Itaguaí 2024

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.