Defesa Civil de Petrópolis emite alerta de chuva forte e pede que população fique em local seguro
Moradores de outras cidades da região serrana informaram a nossa equipe de reportagem, que está em Petrópolis, que já começou a chover.
A partir de hoje, estaremos empenhados na Cobertura dos Temporais que poderá atingir o Rio de Janeiro, a partir da noite desta quinta-feira (17). (Imagem: Reprodução/ Montagem Hora da Notícia). |
Chuvas no Rio de Janeiro | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
17/02/2022 - 17:50. (Atualizada em 18/02/2022 - 03:00)
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu um alerta de chuva forte prevista para a tarde e a noite desta quinta-feira (17). A notificação foi enviada via mensagem de texto à população, que recebeu orientação para ficar longe de áreas de risco.
Em nota, a prefeitura destacou que quem estiver em alguma dessas regiões deve se deslocar para locais seguros, como os pontos de apoio. O município mantém 33 escolas abertas para o acolhimento da população.
A Defesa Civil orientou ainda que a população fique atenta aos avisos e siga as orientações de segurança. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Chuva no fim de semana
Nos próximos cinco dias, a cidade de Petrópolis terá mais problemas com o excesso de chuvas. A previsão foi feita nesta quinta pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que considera muito alta a possibilidade de novas inundações nos rios da região serrana do Rio de Janeiro.
O Cemaden diz que pancadas de chuva fracas ou moderadas levarão problemas à região "em função dos acumulados observados, dos níveis dos rios e córregos dos municípios e dos danos ocasionados ao sistema de drenagem que dificultam o escoamento das água pluviais".
O órgão federal, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, afirma que é muito provável que ocorram novos deslizamentos mesmo nos momentos em que não estiver chovendo.
"Permanece muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na região serrana do Rio de Janeiro, especialmente em Petrópolis, devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas 24 horas (mais de 250 mm) e nas últimas semanas. Esses fatores indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos mesmo na ausência de chuva."
A previsão do tempo indica chuva ao longo desta quinta-feira, com pancadas de intensidade fraca a moderada a qualquer momento do dia. A chuva, diz o centro de monitoramento, pode causar deslizamentos em encostas ocupadas e naturais.
O Cemaden explica que, com a configuração de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), as chuvas devem se manter pelos próximos cinco dias de forma intermitente em Petrópolis e nos municípios vizinhos.
Atualização: Chove forte agora em Petrópolis e os bombeiros pararam as buscas por tempo indeterminado e Sirenes já foram acionadas.
Atualização: Para de Chover em Petrópolis.
Comentários
Postar um comentário