"Estou no meio da lama, não se vê nada", diz moradora de Petrópolis.

Líder comunitária de bairros atingidos por temporal relata medo de novos deslizamentos e falta de acesso a água, alimentos e transporte.

Líder relata dificuldade de acesso a água, alimentos e transportes em Caxambu, Petrópolis. (Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação).

Tragédia de Petrópolis | Por Enzo Gabriel Silveira, Correspondente do Portal Hora da Notícia, em Petrópolis
18/02/2022 - 14:00. (Atualizada em 19/02/2022 - 11:36)

O rastro de tristeza e destruição persegue a líder comunitária e moradora da comunidade de Santa Isabel, em Petrópolis, Andrea Vieira Areas, de 52 anos, há três dias. Ela não consegue nem imaginar a dimensão da tragédia caso as chuvas provoquem novos deslizamentos e queda de barreiras nos próximos dias, como alerta a Defesa Civil municipal. "Estou aqui no meio do barro, da lama, não se vê nada", diz.

A líder comunitária decidiu ajudar as equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e dos voluntários e moradores da região com o transporte de água e alimentos, já que a região está ilhada neste momento e sem acesso a qualquer tipo de transporte que garanta a chegada de mantimentos às equipes no local. 

Pelo menos 137 pessoas morreram em decorrência das chuvas mais intensas dos últimos 90 anos em Petrópolis, conhecida como a antiga cidade imperial, onde moradores, equipes de resgate e autoridades travam uma corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes debaixo da lama e dos escombros e dar assistência aos desalojados.

"Estou ajudando a divulgar informações que chegam pelo celular aos moradores. Ajudo pessoas que querem trazer água, quentinhas, marmitas. Chamo minhas amigas para buscar água, comida e doações. Carrego as coisas para quem está trabalhando nas barreiras, a equipe dos Bombeiros e mais uns dez moradores nesta região."

Além do medo de novas mortes, Andrea afirma que os moradores do bairro de Caxambu, a 7 quilômetros de distância do bairro Alto da Serra, um dos mais afetados pelo temporal, temem que mais chuvas deixem os bairros ainda mais ilhados e sem acesso a água, energia e alimentos que vêm, principalmente, do centro da cidade. "Estamos com dois ônibus presos em Caxambu, sem conseguir ter acesso à cidade."

"Não sei como aconteceu essa tragédia toda. Foi tudo muito grande, fiquei em choque. Ainda não consegui chorar", afirma Andrea. Sou líder porque eu amo as pessoas e o meu bairro, mas me sinto muito impotente por não conseguir dar a eles uma condição melhor neste momento. Tenho que lidar com a comunidade, com o serviço público, tento dar explicação sobre por que os serviços não chegam para a gente, mas é muito difícil."

"Meu primo perdeu a mulher, as filhas, tudo"

Enquanto concedia entrevista, Andrea foi interrompida para ser avisada de que a filha de seu primo, de 7 anos, foi encontrada sem vida sob os escombros. "Meu primo estava trabalhando quando a esposa dele, Juliana Rufino, de 25 anos, ligou para avisar que a chuva estava forte e que ela estava com medo do que poderia acontecer", relata. "Ela não conseguiu nem terminar de falar, a ligação foi interrompida."

Segundo a líder comunitária, o primo Abel Pimenta, de 46 anos, perdeu a mulher e duas filhas, Helena, de 3 anos, e Sofia, de 7, soterradas após uma barreira ceder e destruir a casa em que viviam na comunidade de Caxambu, em Petrópolis. "Quando ele chegou já havia a tragédia. Acharam a menina de 3 anos ontem à noite, a mãe foi encontrada hoje de manhã e agora a Sofia foi localizada pelos bombeiros."

Segundo Andrea, o primo Abel entrou em estado de choque com a ligação da mulher, deixou o trabalho e voltou para casa para reencontrar a família. "Hoje, estamos dando apoio psicológico a ele. Ele estava aqui esperando para ver se encontravam a filhinha", afirma a líder comunitária. "Tem horas que ele consegue conversar, em outras ele desaba. Ele perdeu tudo, tudo sumiu."

Andrea trabalha como presidente da Associação de Moradores da comunidade de Santa Isabel, no bairro de Caxambu, em Petrópolis. Na terça-feira (15), começou a receber mensagens pelo celular de moradores avisando sobre os deslizamentos de barreiras. "Minha prima contou que uma barreira caiu sobre a casa do meu primo. A lama derrubou postes de luz, ninguém tem internet. Lá em Santa Isabel não tem luz, sinal de celular, nada."

"Tento ajudar as famílias, mas também fico sem palavras; eu me certifico de que estão se alimentando bem e deixo as pessoas à vontade para chorar."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.