1ª Semana da Tragédia em Petrópolis: 180 mortos e 104 desaparecidos.

A equipe do Portal Hora da Notícia faz um balanço, após quase 1 semana do temporal que atingiu a cidade imperial.

Número de mortes sobe para 176 e 117 seguem desaparecidos. (Foto: Equipe Hora da Notícia/ João Paulo Silveira

Tragédia em Petrópolis | Por: João Paulo Silveira, Ana Beatriz Barros, Enzo Gabriel, Miguel Vicente Ferreira de Carvalho, Felipe Gomes de Carvalho, Luís Rafael Carvalho de Corrêa, correspondentes especiais do Portal Hora da Notícia.
21/02/2022 - 11:10. (Atualizada em 21/02/2022 - 19:35)

Bom, depois de quase uma semana total de cobertura, vemos os dados mais tristes dessa tragédia: são 180 mortes e 110 desaparecidos, lugares da cidade histórica cheios de lama e as chuvas que atrapalham as buscas. Quando a nossa equipe de reportagem chegou aqui, em Petrópolis, na madrugada da última quarta-feira (16), nós vimos que a situação tinha ficado fora do controle. 

Acompanhando as buscas, a nossa equipe ficou, por muitas vezes, emocionada e com a mente abalada, como foi o caso do Enzo, que precisou se retirar por causa da saúde mental, que o editorial do portal obriga preservar a mente de seus contratados. A nossa equipe vem atualizando a cada momento, o número de mortes, de desaparecidos, de desabrigados e desalojados e sempre divulgamos os pontos de apoio.

A gente continuará no local sempre trazendo as informações e torcendo por dias melhores para o povo petropolitano. Fique agora com a reportagem especial.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro confirmou, nesta segunda-feira (21), o registro de 180 mortos na tragédia em Petrópolis, na região serrana. Pelo menos 143 vítimas já foram identificadas, segundo a prefeitura da cidade. A Polícia Civil inicia hoje um mutirão para coleta de DNA para dar continuidade ao trabalho.

De acordo com a instituição, a cada dia serão chamadas 20 famílias que já registraram ocorrência de desaparecimento na DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros). A iniciativa é uma parceria entre Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Comarca de Petrópolis e a sociedade civil.

A coleta de DNA será feita no Clube Petropolitano, localizado na avenida Roberto Silveira, n° 82, no centro de Petrópolis, de 9h às 12h e de 13h às 17h, estritamente para as pessoas convocadas para o dia agendado. Conforme informado pelos agentes, o local é estratégico para dar mais conforto aos familiares.

Como funcionará o agendamento

Ainda segundo a Polícia Civil, esse agendamento vem sendo realizado e pode ser feito por qualquer morador na unidade da DDPA instalada na Sala Lilás, no Posto Regional de Polícia Técnica Científica de Petrópolis, e no núcleo da DDPA instalado dentro do Clube Petropolitano. Após a confecção do registro, a especializada entrará em contato com a família cadastrada.

Para facilitar a locomoção até o Clube Petropolitano, a Polícia Civil disponibilizará um ônibus que terá como ponto de partida um mercado localizado na rua Teresa, no centro do município, saindo às 8h30 e às 12h30. Cada família que coletar DNA receberá uma cesta básica, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A Polícia Civil enfatiza que quem ainda não registrou ocorrência deve procurar a delegacia.

Equipes do Ministério Público do Rio também estão em Petrópolis para auxiliar os parentes de desaparecidos, sobretudo nas proximidades do Instituto Médico-Legal. "Nossa intenção é prestar o máximo de informações possíveis aos familiares de pessoas que ainda estão desaparecidas. Vamos informar também o protocolo adotado pelo IML para reconhecimento desses corpos", destacou a procuradora de Justiça Patrícia Carvão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.