Grupos de ucranianos fogem para a Polônia, deixando para trás pertences e animais de estimação.

Autoridades de países da União Europeia que fazem fronteira com a região dos conflitos, incluindo Romênia e Eslováquia, disseram que não houve grande fluxo de refugiados até agora.

Países da União Europeia irão receber ucranianos. (Foto: Reprodução/ AFP).

Internacional | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
24/02/2022 - 09:30.

Ucranianos que fogem da invasão russa começaram a chegar à Polônia, dezenas deles atravessando a passagem de fronteira de Medyka, nesta quinta-feira (24), alguns com bagagem e acompanhados por crianças.

Autoridades de países da União Europeia que fazem fronteira com a Ucrânia, incluindo Romênia e Eslováquia, disseram que não houve grande fluxo de refugiados até agora, mas a mídia local e testemunhas afirmaram que o tráfego de pessoas está aumentando.

Alexander Bazhanov fugiu de sua casa, no leste da Ucrânia, com a esposa e filho pequeno, levando apenas o que eles podiam carregar e fazendo a última parte da jornada para a Polônia a pé.

Esse gerente de 34 anos de Mariupol, a 113 km de Donetsk, decidiu atravessar para a Polônia quando soube por um colega que a guerra havia começado.

"Não sinto nada além de estar com muito medo", disse Bazhanov na passagem de pedestres, a cerca de 400 km de Varsóvia. "Vou visitar meu pai na Espanha, mas não tenho dinheiro e não sei como vou fazer isso."

Vários ucranianos deixaram para trás animais de estimação e pertences, levando apenas o que conseguiram pegar às pressas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.