Jogos Pan-Americanos: Brasileiros avançam no badminton e podem garantir medalha nesta segunda
Brasileiros estão nas quartas de final na categoria simples masculina e nas duplas em ambos os gêneros, além das duplas mistas. Caso avancem à semi, garantem ao menos o bronze.
Ygor Coelho de Badminton nos Jogos Pan-Americanos de 2023. (Divulgação/ Portal HDN no Chile). |
Portal Hora da Notícia nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Henry Ferrer e Enzo Gabriel, direto do Glass Studio, em Santiago.
23/10/2023 - 11:50.
Depois de um primeiro dia com 100% de aproveitamento, o badminton brasileiro conheceu as primeiras eliminações nos Jogos Pan-Americanos de Santiago neste domingo, no Centro de Entretenimento Olímpico. Apesar disso, o Brasil avançou com os dois atletas na categorias simples masculina, além das duplas nos dois gêneros e duplas mistas para as quartas de final. Como não há disputa de terceiro lugar no badminton, o país pode garantir as primeiras medalhas caso avance nos jogos desta segunda-feira (23).
O domingo iniciou-se com as disputas de simples. No masculino, o Brasil avançou com seus dois representantes para as quartas de final, após as vitórias de Jhonathan Matias sobre o venezuelano Frank Barrios por 2 sets a 0 (21/10 e 21/8); e de Ygor Coelho sobre o argentino Nícolas Oliva, também por 2 sets a 0 (21/17 e 21/15). Nesta segunda-feira, Ygor encara o mexicano Luis Esquivel às 11 horas, enquanto Jhonathan enfrenta o canadense Brian Yang às 19 horas.
No feminino, o Brasil conheceu suas primeiras derrotas na modalidade no Pan de Santiago. Sâmia Lima foi derrotada pela estadunidense Beiwen Zhang por 2 sets a 0 (21/14 e 21/6), mesmo placar da derrota de Juliana Viana para a canadense Eliana Zhang (21/13 e 22/20). Juliana liderou todo o segundo set e chegou a abrir 19 a 16, permitindo que a adversária empatasse. A brasileira ainda fez 20-19 e teve a chance de levar a decisão para o terceiro set, mas a canadense pontuou três vezes seguidas e garantiu a vitória.
Duplas imbatíveis
Três duplas brasileiras entraram em quadra neste domingo. Estreando as parcerias brasileiras no Pan, Davi Silva e Fabrício Farias passaram facilmente pelos jamaicanos Samuel Ricketts e Bradley Evans por 2 sets a 0 (21/11 e 21/12). Na próxima fase tem pela frente os estadunidenses Joshua Yuan e Vinson Chiu, a partir das 17h40.
Davi Silva e Fabrício Farias - Dupla Masculina no Pan Santiago 2023. (Divulgação/; HDN no Chile). |
Nas duplas femininas, Juliana Viana e Sania Lima também venceram com tranquilidade, eliminando as chilenas Ashley Montre e Vania Díaz por 2 sets a 0 (21/6 e 21/8). Nas quartas de final elas enfrentam as canadenses Yu Zhang e Eliana Zhang, às 17 horas.
No jogo mais difícil do domingo, Sania Lima e Davi Silva venceram o primeiro set contra os guatemaltecos Jonathan Solís e Diana Corleto com relativa tranquilidade, parcial de 21/12. No segundo set, no entanto, os adversários equilibraram o jogo e conseguiram vencer por 24/22, levando a decisão para o terceiro set. Por fim, os brasileiros recuperaram a dianteira na partida e fecharam por 2 sets a 1, com parcial de 21/14 no set decisivo. Às 11h40 desta segunda-feira, os dois encaram os mexicanos Luis Armando Navarro
Comentários
Postar um comentário