Jogos Pan-Americanos: Brasileiros avançam no badminton e podem garantir medalha nesta segunda

Brasileiros estão nas quartas de final na categoria simples masculina e nas duplas em ambos os gêneros, além das duplas mistas. Caso avancem à semi, garantem ao menos o bronze.

Ygor Coelho de Badminton nos Jogos Pan-Americanos de 2023. (Divulgação/ Portal HDN no Chile).

Portal Hora da Notícia nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Henry Ferrer e Enzo Gabriel, direto do Glass Studio, em Santiago.
23/10/2023 - 11:50.

Depois de um primeiro dia com 100% de aproveitamento, o badminton brasileiro conheceu as primeiras eliminações nos Jogos Pan-Americanos de Santiago neste domingo, no Centro de Entretenimento Olímpico. Apesar disso, o Brasil avançou com os dois atletas na categorias simples masculina, além das duplas nos dois gêneros e duplas mistas para as quartas de final. Como não há disputa de terceiro lugar no badminton, o país pode garantir as primeiras medalhas caso avance nos jogos desta segunda-feira (23).

O domingo iniciou-se com as disputas de simples. No masculino, o Brasil avançou com seus dois representantes para as quartas de final, após as vitórias de Jhonathan Matias sobre o venezuelano Frank Barrios por 2 sets a 0 (21/10 e 21/8); e de Ygor Coelho sobre o argentino Nícolas Oliva, também por 2 sets a 0 (21/17 e 21/15). Nesta segunda-feira, Ygor encara o mexicano Luis Esquivel às 11 horas, enquanto Jhonathan enfrenta o canadense Brian Yang às 19 horas.

No feminino, o Brasil conheceu suas primeiras derrotas na modalidade no Pan de Santiago. Sâmia Lima foi derrotada pela estadunidense Beiwen Zhang por 2 sets a 0 (21/14 e 21/6), mesmo placar da derrota de Juliana Viana para a canadense Eliana Zhang (21/13 e 22/20). Juliana liderou todo o segundo set e chegou a abrir 19 a 16, permitindo que a adversária empatasse. A brasileira ainda fez 20-19 e teve a chance de levar a decisão para o terceiro set, mas a canadense pontuou três vezes seguidas e garantiu a vitória.

Duplas imbatíveis

Três duplas brasileiras entraram em quadra neste domingo. Estreando as parcerias brasileiras no Pan, Davi Silva e Fabrício Farias passaram facilmente pelos jamaicanos Samuel Ricketts e Bradley Evans por 2 sets a 0 (21/11 e 21/12). Na próxima fase tem pela frente os estadunidenses Joshua Yuan e Vinson Chiu, a partir das 17h40.
Davi Silva e Fabrício Farias - Dupla Masculina no Pan Santiago 2023. (Divulgação/; HDN no Chile).

Nas duplas femininas, Juliana Viana e Sania Lima também venceram com tranquilidade, eliminando as chilenas Ashley Montre e Vania Díaz por 2 sets a 0 (21/6 e 21/8). Nas quartas de final elas enfrentam as canadenses Yu Zhang e Eliana Zhang, às 17 horas.

No jogo mais difícil do domingo, Sania Lima e Davi Silva venceram o primeiro set contra os guatemaltecos Jonathan Solís e Diana Corleto com relativa tranquilidade, parcial de 21/12. No segundo set, no entanto, os adversários equilibraram o jogo e conseguiram vencer por 24/22, levando a decisão para o terceiro set. Por fim, os brasileiros recuperaram a dianteira na partida e fecharam por 2 sets a 1, com parcial de 21/14 no set decisivo. Às 11h40 desta segunda-feira, os dois encaram os mexicanos Luis Armando Navarro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.