Pan 2023: Falcão e Schimidt dão mais dois ouros ao Brasil no judô.
Gabriel Falcão sobe ao alto do pódio após lesão de Cargnin, enquanto Guilherme Schimidt supera torcida contra ao bater chileno na final; Ketleyn Quadros conquista o bronze na categoria até 63kg.
Gabriel Falcão conquistou medalha de ouro no judô em Santiago 2023. (Divulgação/ HDN no Chile). |
HDN nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 - Conexão Santiago-Brasil.
29/10/2023 - 22:00.
As duas medalhas já estavam garantidas. Neste domingo, Daniel Cargnin e Gabriel Falcão iriam protagonizar a primeira final brasileira na história dos Jogos Pan-Americanos. Cargnin, porém, se machucou na semifinal e não teve condições de voltar ao tatame. Assim, Falcão levou o ouro, enquanto o companheiro ficou com a prata na categoria até 73kg. Pelas contas do COB, Falcão ainda vai ficar marcado como a centésima medalha do país em Santiago.
- Foi muito boa essa competição. Tenho trabalhado bastante para conquistar essa medalha nos Jogos Pan-Americanos. Estou muito feliz. Mostra que nosso trabalho está dando certo. Focar agora porque ainda temos muitos títulos para disputar. Foi muito triste esse acontecimento com ele (Cargnin), mas é isso. Bola para frente - disse Falcão.
Na última luta do dia, Guilherme Schimidt garantiu o ouro na categoria até 81kg. Na final, ele superou a torcida contra, que contou até com o presidente chileno, Gabriel Boric, para ficar com o ouro. Ele bateu o judoca da casa Jorge Pérez para subir ao alto do pódio. Para chegar à decisão, o brasileiro venceu suas duas primeiras lutas com um ippon, sobre o canadense David Popovici e o dominicano Medickson Cortorreal.
- Fiquei muito feliz com essa conquista. Era um adversário que eu já tinha vencido em outra ocasião. Há pouco tempo ele estava em Minas, eu treinava com ele no camp. E, ao mesmo tempo, eu sempre ficava pensando se ele estava me estudando. Não economizo com isso. Ele sentiu meu ritmo de luta. Consegui sair com essa vitória, mesmo com a torcida contra para conquistar essa medalha para o Brasil.
Ketleyn Quadros conquista o bronze
Antes, Ketleyn Quadros foi a primeira a conquistar uma medalha para o Brasil neste domingo. Na disputa pelo bronze, ela levou a melhor sobre a colombiana Paola Mera na categoria até 63kg. Pouco depois, Luana Carvalho e Alexias Castilhos perderam as disputas por um bronze na categoria até 70kg.
- Para mim, é muito especial. Apesar de ter uma bagagem muito grande na modalidade, foram os meus primeiros Jogos Pan-Americanos. Ter essa responsabilidade e sair com uma medalha, apesar de toda a competição, é uma resposta do trabalho e uma palhinha para os Jogos de Paris - disse Ketleyn.
Falcão não precisou passar pela primeira luta. O americano Jack Yonezuka não teve condições de subir ao tatame e abriu o caminho para o brasileiro. Depois, o judoca passou pelo mexicano Gilberto Martinez e pelo dominicano Antonio Scheidig para avançar à final. Cargnin seria o desafiante, mas o também brasileiro se machucou na vitória sobre Andres Sandoval na semifinal. Com uma entorse no tornozelo esquerdo durante a luta, desistiu de disputar o ouro.
Comentários
Postar um comentário