Brasileiros em Gaza já deixaram escola e seguem em ônibus em direção ao Egito
Grupo já tem segurança garantida para seguir em direção ao sul do território palestino.
Após o fim do prazo, Israel bombardeou a Faixa de Gaza e pediu a retirada de civis da região, atitude criticada. (Divulgação/ Setor Gráfico do HDN). |
Israel em Guerra - Redação Especial em Tel Aviv, Israel.
Data: 14/10/2023 - 12:40 (Brasília)/ 18:40 (Tel Aviv).
Os brasileiros que estavam numa escola em Gaza embarcaram no ônibus enviado para resgatá-los e chegaram há pouco à cidade de Khan Yunis, mais ao sul da região, de onde irão para a fronteira com o Egito. No Cairo, um avião vai levá-los de volta para o Brasil.
A saída dos brasileiros — homens, mulheres e crianças — da escola em que estavam abrigados sofreu um atraso na manhã deste sábado (14) porque não havia segurança para o trajeto, devido aos intensos bombardeios. Por isso, houve a necessidade de cancelar a remoção.
Por volta das 14h (horário local, 8h no Brasil), os brasileiros pegaram a estrada após o Exército de Israel garantir que havia segurança para o veículo percorrer o trajeto. O ônibus chegou há poucos minutos a Khan Yunis pela estrada de Salah Al-Di, uma das principais de Gaza. O percurso durou cerca de uma hora.
O ônibus com os brasileiros está agora a cerca de 10 km da fronteira com o Egito, que permanece fechada neste momento. Enquanto isso, o grupo ficará acomodado em Khan Yunis, num prédio que pertence a uma família do Brasil. Nesse local já estão outros brasileiros, que também aguardam para deixar Gaza.
No total, há 22 brasileiros nessa operação de resgate do Itamaraty. Dezesseis estavam na escola e há ainda mais 12 pessoas que moram em Khan Yunis. Ainda segundo o órgão do Brasil, há uma negociação neste momento com o governo do Egito para garantir a entrada dos brasileiros no país.
Não se sabe ainda quando a fronteira com o Egito será aberta, provavelmente isso não acontecerá neste sábado. O avião do Brasil, que está em Roma, partirá para o Cairo apenas quando a fronteira com Gaza for reaberta.
Comentários
Postar um comentário