Israel bombardeia e deixa fora de serviço principais aeroportos sírios

Ataque é o primeiro contra o país desde a eclosão da guerra em território israelense, após ofensiva do grupo terrorista Hamas.

O ataque aos aeroportos pode causar consequências graves e aumentar exponencialmente as proporções da guerra. (Divulgação/ Arte HDN).

Israel Sob Ataque - por Redação Internacional do Portal Hora da Notícia.
Data: 12/10/2023 - 13:45.

Israel bombardeou, nesta quinta-feira (12), os dois principais aeroportos da Síria — o da capital do país, Damasco, e o de Aleppo — informaram os meios de comunicação oficiais sírios, no primeiro ataque contra este país desde a eclosão de uma guerra entre Israel e Gaza, após uma ofensiva do Hamas.
Aeroportos da Síria foram bombardeados por Israel. (Reprodução/ Twitter).

"A agressão israelense atingiu os aeroportos de Damasco e Aleppo", no norte do país, informou a televisão estatal síria em seu canal no Telegram, sem dar mais detalhes.

Os ataques simultâneos "danificaram as pistas de pouso dos dois aeroportos, que foram colocados fora de serviço", noticiou a imprensa estatal síria, citando uma fonte militar.

Este ataque ocorre no sexto dia de combates entre o grupo terrorista Hamas e Israel, uma guerra que começou depois de membros do movimento terem entrado em território israelense, pela Faixa de Gaza, no último sábado (7).

Israel lançou centenas de bombardeios contra o território sírio desde o início da guerra civil neste país em 2011.

A aviação israelense ataca, especialmente, os grupos apoiados pelo Irã e pelo grupo terrorista libanês Hezbollah, aliados do governo sírio e inimigos ferrenhos de Israel, além de posições do Exército de Damasco.

Os aeroportos de Damasco e de Aleppo foram alvo de ataques em diversas ocasiões. O de Aleppo ficou fora de serviço por bombardeios em 28 de agosto, e o de Damasco, em 2 de janeiro.

Israel, que faz fronteira com a Síria, não costuma comentar as operações contra este país, mas diz querer impedir que o Irã se instale próximo ao seu território.

O Irã, que apoia abertamente o Hamas, celebrou a ofensiva do grupo terrorista contra Israel, mas negou o envolvimento de Teerã no ataque.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.