Pan 2023: veja resultados e medalhas do Brasil no dia 29/10

Brasil passa Canadá no quadro de medalhas com 34 ouros e alcança terceiro lugar no Pan de Santiago.

Veja agora alguns dos destaques deste último domingo (29). (Reprodução/ HDN).

HDN nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Conexão Santiago - Brasil.
30/10/2023 - 20:30.

O domingo foi de muitas vitórias para o Brasil em Santiago, que ultrapassou o Canadá no quadro de medalhas, com o quinto ouro brasileiro no basquete feminino e ainda garantiu mais um no handebol feminino, somando 34. Além disso, a centésima medalha brasileira veio com Falcão, no judô, que venceu final sem confronto sobre Cargnin, que levou a prata. Laura Pigossi fez história com o ouro após jejum de 36 anos no simples feminino do tênis. Na canoagem, Ana Sátila conquistou a medalha de ouro no C1 e no caiaque cross. A equipe brasileira de hipismo CCE garantiu o passaporte para Paris 2024 e o bronze, enquanto Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut fizeram dobradinha de prata e bronze no maratona aquática.

Equipe feminina de handebol é ouro e garante vaga em Paris 2024

A seleção feminina de handebol conquistou a sétima medalha de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. A brasileiras bateram as argentinas por 30 a 18, em confronto clássico. Com a vitória, a equipe garantiu a vaga nas Olimpíadas de Paris. A partida precisou ser adiada em duas horas, por conta da chuva em Viña Del Mar, que causou uma goteira no Ginásio Polidesportivo

Seleção feminina leva o ouro pela quinta vez no basquete

A seleção feminina de basquete conquistou a medalha de ouro contra a Colômbia por 50 a 40, na noite deste domingo. A equipe brasileira permaneceu invicta do início ao fim e subiu no lugar mais alto do pódio do Pan pela quinta vez, repetindo as edições de 1967, 1971, 1991 e 2019.

Laura Pigossi leva mais um ouro no tênis e quebra jejum de 36 anos

Laura Pigossi venceu a argentina Lourdes Carle, pela final do simples feminino, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, e levou o ouro pela segunda vez na competição. O Brasil não era campeão na modalidade desde 1987. Na disputa pelo terceiro lugar do simples masculino, houve duelo brasileiro. Thiago Monteiro venceu Gustavo Heide por 2 a 1, e ficou com a medalha de bronze.

Falcão e Schimidt são ouro no judô; Brasil leva 100ª medalha no Chile

A primeira final do judô totalmente brasileira na história do Pan seria protagonizada por Daniel Cargnin e Gabriel Falcão, neste domingo. No entanto, Cargnin acabou se machucando na semifinal e não conseguiu retornar ao tatame, deixando Falcão com o ouro e levando a prata na categoria até 73kg. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Falcão conquistou a centésima medalha do país em Santiago.

Guilherme Schimidt também garantiu o ouro, na categoria até 81kg. O judoca venceu o chileno Jorge Pérez, na presença do presidente Gabriel Boric. Já, Ketleyn Quadros levou o bronze sobre a colombiana Paola Mera, na categoria até 63kg. Luana Carvalho e Alexias Castilhos perderam as disputas pelo bronze na categoria até 70kg.

Ana Sátila é tricampeã na canoagem slalom

A brasileira Ana Sátila conquistou a medalha de ouro no C1, a canoa individual, da canoagem slalom, pela terceira vez nos Jogos Pan-Americanos, repetindo o feito de Toronto 2015 e Lima 2019. À tarde, Ana voltou à água e levou o ouro no caiaque cross. No masculino, Guilherme Mapelli também levou o ouro na mesma prova. Além das meldalhas douradas, o país levou também três pratas para casa: Omira Estácia no caiaque individual (K1), Pedro Henrique no caiaque masculino (K1) e Kauã Silva na canoa individual (C1).

Dobradinha brasileira no pódio da maratona aquática

Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut enfrentaram o frio de 17ºC nas águas da Laguna Los Morros, na manhã deste domingo, e conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente. As atletas precisaram competir usando trajes de neopreone para fazer o percurso de 10 quilômetros. Ana concluiu a prova em 1h57min29s, ficando atrás de Ashley Twichell dos Estados Unidos. Já Viviane finalizou em 1h57min51s.

Confusão na marcha atlética feminina e prata brasileira no masculino
Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na marcha 20km, após concluir o percurso em 1h19min24s, quatro centésimos abaixo do vencedor, o equatoriano David Hurtado. O bronze foi conquistado pelo mexicano Eduardo Olivas, com 1h29m56. A prova masculina começou com atraso de 30 minutos, pois mais cedo, na prova feminina, por conta de um erro da organização na aferição do percurso, a distância percorrida foi menor que os 20 quilômetros estipulados.

O erro foi percebido imediatamente ao final da prova, quando oito atletas supostamente conseguiram bater o recorde mundial. A primeira colocada concluiu a prova com vantagem de oito minutos sobre a menor marca já registrada. O HDN apurou que, ao contrário do que foi divulgado no momento da prova, a marcação do percurso foi feita da forma correta. No entanto, os cones que sinalizavam visualmente o percurso foram colocados no lugar errado, com diferença de 160 metros em cada volta de 1 km. As posições e medalhas para os dois gêneros foram mantidas. Já os tempos feitos pelas atletas na prova feminina não foram considerados.

Brasil leva o bronze no hipismo por equipes e garante vaga olímpica

A equipe brasileira de hipismo CCE conquistou, neste domingo, a medalha de bronze e, de quebra, assegurou também uma vaga para Paris 2024. Os canadenses ficaram com o ouro, e a equipe dos Estados Unidos, já garantida em 2024, ficou em segundo lugar. Além da medalha por equipes, no individual, Márcio Jorge Carvalho garantiu a prata brasileira.

Brasil vai às semifinais no futebol

O Brasil venceu Honduras neste domingo por 3 a 0, e encerrou a fase de grupos com campanha perfeita, de 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Ronald e Gustavo Martins, do Grêmio, e Thauan Lara, do Internacional marcaram os três gols do Brasil, respectivamente. A semifinal será contra o México, na próxima quarta-feira, às 20h.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal