HDN no Pan 2023: Brasil vence Cuba no vôlei feminino.

Seleção feminina mostra força e bate as cubanas por 3 sets a 0 em Santiago.

A delegação brasileira vem se destacando demais no Pan de Santiago. (Divulgação/ HDN no Chile).

HDN nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 - Enzo Gabriel e Carlos André - Conexão Santiago - Brasil.
21/10/2023 - 15:20.

Aqueles duelos históricos ficaram para trás. Neste sábado, na estreia nos Jogos Pan-Americanos, a seleção feminina de vôlei dominou Cuba do início ao fim. Firme, o Brasil mostrou força e passeou contra as rivais em Santiago. Em 3 sets a 0, parciais 25/14, 25/16 e 25/14, a equipe de Paulo Coco garantiu a vitória na abertura da competição.

O Brasil foi à quadra com um time misto. Nomes da seleção principal, como Naiane, Maiara e Lorena, se juntaram a jovens revelações, como Helena e Larissa. Destaques na Superliga, como Sabrina e Laís, também ganharam chances sob o comando de Paulo Coco. Na estreia, o time se impôs diante de uma frágil Cuba, que em nada lembrou os tempos áureos do país, tricampeão olímpico.

A seleção volta à quadra em Santiago neste domingo. A equipe enfrenta a Argentina, às 13h30. No Pan, o líder de cada grupo avança diretamente à semifinal, enquanto segundo e terceiro jogam as quartas. Uma vitória, então, deixará bem encaminhada a liderança no grupo A.

Brasil festejou a vitória contra Cuba na primeira partida do Pan 2023. (Divulgação/ COB)

O jogo

O saque de Naiane ficou na rede e deu o primeiro ponto do jogo para as cubanas. As rivais até saíram na frente, mas o Brasil não demorou a passar à frente. No ace de Sabrina, a seleção abriu 6/3 na conta. Faltava entrosamento, claro. Uma ou outra jogada não saía como o esperado. Ainda assim, o domínio era todo do Brasil. Com tranquilidade, abriu 16/8 e obrigou o pedido de tempo do lado cubano. Não havia muito espaço para mudanças. Depois de um novo erro rival, o Brasil fechou em 25/14.

O início do segundo set foi ainda mais firme. Muito bem no bloqueio, o Brasil abriu 6/0 sem ser ameaçado. O time de Cuba tinha muitas dificuldades para colocar a bola em jogo. Com um saque forçado, a seleção conseguia quebrar o passe cubano e ganhava a possem de graça. Com tranquilidade, abriu 13/4. Estava tão fácil que o Brasil se permitiu a cometer alguns erros. A vantagem diminuiu, mas seguiu imensa: 17/9. As cubanas ainda ameaçaram uma reação na reta final, mas ficou só na vontade. No fim, 25/16.

Cuba tentou reagir no terceiro set. Melhores na recepção, as rivais largaram na frente na volta à quadra. Mas foi por pouco tempo. Helena, uma das promessas do Brasil, logo colocou a seleção em vantagem: 10/7. A partir dali, ficou fácil. Com muita tranquilidade, a equipe de Paulo Coco construiu a vitória. No ace de Maiara, 20/10. Depois, foi só controlar o jogo para garantir a vitória: 25/14.
Naiane saca durante vitória do Brasil contra Cuba. (Divulgação/ HDN no Chile).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal