Pan 2023: Guilherme Costa vence nos 1.500m livre e leva o seu 4º ouro em Santiago

Cachorrão faz o tempo de 15min09s29 e desbanca o americano John Gallant. País também vai ao pódio com Vivane Jungblut, Leonardo Coelho e revezamento 4x100 medley masculino.

Guilherme Costa vibra com a conquista do ouro nos 1.500m livres. (Divulgação/ HDN no Chile)

HDN nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 - Enzo Gabriel e Ana Beatriz, direto do Centro de Imprensa, em Santiago.
26/10/2023 - 01:30.

O céu é o limite para Guilherme Costa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Depois de levar o ouro em três provas individuais (400m, 800m e 1500m) e no revezamento 4x200m livre, o carioca de 29 anos repetiu o feito nesta quarta-feira ao sagrar-se campeão dos 1.500m livre masculino. Na final, Cachorrão, como é conhecido o nadador, fez o tempo de 15min09s29, desbancando o americano John William Gallant, prata com 15min12s94.

Completou o pódio o venezuelano Alfonso Meste, bronze com 15min19s60. O brasileiro Pedro Farias terminou em quarto com 15min25s26.

- Tentei ao máximo controlar a prova, porque sabia que quanto mais eu controlasse eu ficaria mais perto da vitória. Foi tudo muito natural, mas o resultado saiu bem acima do esperado. Queria muito os quatro ouros e acabou dando certo - afirmou Guilherme Costa logo após de deixar a prova.

Ainda nesta quarta, a natação brasileira subiu ao pódio mais três vezes. Nos 1.500m livre, Vivane Jungblut conquistou o bronze. Mesma medalha obtida por Leonardo Coelho nos 200m medley masculino. Fechando o dia, o revezamento 4x100m medley masculino faturou a prata. O quarteto brasileiro foi formado por Guilherme Basseto, João Gomes Júnior, Vinicius Lanza e Guilherme Caribé.

O bronze de Viviane Jungblut

Com o tempo de 16min19s89, Vivane terminou atrás da americana Rachel Stege, ouro com 16min13s59; e da chilena Kristel Kobrich, prata com 16min14s59. A brasileira Beatriz Pimentel ficou perto da medalha ao terminar em quarto com 16min24s65.

- Estou bem feliz com essa medalha. Só o tempo que foi um pouco aquém do que eu estava esperando, ainda mais sabendo que, com o tempo que a gente tem, dava para ter ganho ouro na prova. Mas é isso aí, nadei 800m e 1.500m e ganhei medalha nas duas, então acredito que foi super válido. Só preciso aprender a entrar mais forte nas provas, um ponto que eu tenho a melhorar - comentou Vivane Jungblut

Leonardo Coelho também vai o pódio

Já na final dos 200m medley masculino, Leonardo Coelho faturou o bronze com 2min00s58. O ouro foi para o canadense Finlay Knox, que fez o tempo de 1min58s74; seguido pelo americano Arsenio Bustos, prata com 1min59s89. Vinicius Lanza, do Brasil, terminou em sexto com 2min01s63. Ao deixar a prova, Leonardo Coelho revelou que competiu recuperando-se de um resfriado.

- É a minha quarta medalha em Pan-Americanos. Acho que errei na virada do corte, entrei um pouco mais lento no crown e isso me atrapalhou. Fiquei doente nos últimos dois dias e isso me atrapalhou um pouco. Obrigado por torcerem por mim - disse Leonardo Coelho

Prata no revezamento 4x100m medley

Na última prova do dia, Guilherme Basseto, João Gomes Júnior, Vinicius Lanza e Guilherme Caribé levaram o Brasil à medalha de prata no revezamento 4x100m medley masculino. O quarteto do Brasil fez um tempo total de 3min35s12, terminando atrás apenas dos Estados Unidos, que cravaram 3min33s29. Completou o pódio o Canadá, bronze com 3min35s72.

As medalhas do Brasil no dia

  • 🥇 Guilherme Costa - 1.500m livre masculino
  • 🥈Guilherme Basseto, João Gomes Júnior, Vinicius Lanza e Guilherme Caribé - revezamento 4x100 medley masculino
  • 🥉 Vivane Jungblut - 1.500m livre feminino
  • 🥉 Leonardo Coelho - 200m medley masculino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.