Furacão Beryl pode tocar o solo mexicano nas próximas horas.

Tempestade já provoca grandes volumes de chuva em região turística do país; ondas podem chegar a 8 m de altura.

Coluna Olhar Mundial - 05/07/2024.
Por: Carlos André - 13:00.
Furacão Beryl já provocou grandes estragos nas Ilhas do Caribe. (Matthew Dominick/ NASA).

O Serviço Meteorológico Nacional do México prevê que o furacão Beryl toque o solo no balneário turístico de Tulum, na manhã desta sexta-feira (5), com ventos de 175 km/h (categoria 2) e rajadas de até 215 km/h.

Os impactos do furacão, todavia, já começaram a ser sentidos na península de Yacatán durante a madrugada. Foram registradas chuvas torrenciais com volumes de 75 mm a 250 mm em algumas localidades.

Áreas costeiras foram colocadas sob alerta de elevação do nível do mar, com ondas que podem chegar de 6 m a 8 m.

O furacão Beryl atingiu a Jamaica na quarta-feira (3), onde causou destruição e morte. Autoridades afirmam que 60% da ilha ficou sem energia elétrica. Também houve interrupções no fornecimento de água e nos serviços de telecomunicações.

No começo da semana, o furacão havia causado estragos e vitimado pessoas nas ilhas de São Vicente e Granadinas e Granada. Já são pelo menos dez óbitos na passagem do Beryl pelo Caribe.

O Beryl começou sua trajetória como um furacão de categoria 5, sendo o mais precoce a atingir essa proporção em uma temporada — normalmente, furacões mais destrutivos surgem a partir de agosto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal