Paris 2024: Rafaela Silva é desclassificada e fica sem medalha

Brasileira é eliminada nas semifinais por sul-coreana no Golden Score e é desclassificada por técnica ilegal na disputa do bronze.

Conexão Paris - por Carlos André e Lorenzo Martínez-Pierre.
Publicado em 29 de julho de 2024 às 14:15.
Após perder a medalha de bronze, Rafaela Silva chora e leva ao mão ao rosto. (Reprodução/ Portal Hora da Notícia).

Rafaela Silva é uma vencedora só de ter chegado às Olimpíadas de Paris 2024. Cria da comunidade da Rocinha, a judoca brasileira precisou superar inúmeros obstáculos, como o racismo e uma suspensão de dois anos por doping, para voltar ao tatame olímpico onde foi medalha de ouro na Rio 2016. Nesta segunda-feira, a peso-leve (até 57kg) carioca estava com jeito de medalhista nas fases preliminares, mas infelizmente sofreu duas derrotas consecutivas, na semifinal contra a sul-coreana Mimi Huh e na disputa do bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, e ficou fora do pódio na Arena do Campo de Marte.

As derrotas tiveram uma sensação de déja vù. Na semifinal, foi a quinta derrota consecutiva de Rafa contra a sul-coreana Mimi Huh, e na disputa do bronze, a brasileira foi desclassificada por uma técnica ilegal, assim como aconteceu em sua primeira participação olímpica, em Londres 2012.

- É muito difícil, o pessoal que acompanha na França realmente aprecia o judô. Mas eu queria a medalha, trabalhei muito. Queria estar dando outra entrevista aqui. Peço desculpas, porque hoje não consegui. A gente se conhece muito, eu estou nesta categoria desde 2008 e já enfrentei muitas vezes essas adversárias. Hoje a diferença foi no detalhe e, no meu detalhe, acabei falhando e fiquei sem a medalha - desabafou a brasileira, emocionada, após a derrota na disputa do bronze.

A luta do bronze

Rafaela entrou no tatame empolgada e focada para buscar o bronze. Ela foi para cima assim que recebeu o comando do árbitro de início do combate. A brasileira quase encaixou um uchi-mata logo no começo. Buscou uma projeção para chegar na finalização, sem sucesso. Rafaela recebeu um shido (punição) na sequência, mas a japonesa também foi punida por falta de combatividade pouco depois. A carioca buscava a luta, chegava perto de encaixar golpes e transição, mas Funakubo se defendia bem.

O combate foi para o Golden Score. A disputa era tensa, com muita briga pela pegada. Rafaela tomou nova punição por falta de combatividade e se viu pressionada. Ainda assim, tinha dificuldades para obter a manga e projetar a japonesa. Após tentar derrubar, a brasileira quase foi pega numa chave de braço. Rafaela arriscou um uchi-mata, sem sucesso, e Funakubo buscou a transição. A carioca se defendeu e demorou a se levantar, aparentemente com dores nos olhos. Após uma longa interrupção, Rafa foi pra cima, mas não conseguia derrubar.

Com 4min26s, veio uma punição para a japonesa por movimento ilegal. A próxima punição poderia definir a luta para qualquer um dos lados. E ela veio para Rafaela. Ao tentar uma projeção, a brasileira mergulhou a cabeça no tatame, o que é proibido. Após revisão de vídeo, foi confirmada a técnica ilegal e Rafaela foi desclassificada.

Na semifinal, Rafaela Silva perdeu um jogo tenso contra a sul-coreana Mimi Huh, atual campeã mundial. Ela quase sofreu um waza-ari logo no início, mas o árbitro voltou atrás na pontuação após revisão em vídeo. A partir daí, a disputa se resumiu a entradas de queda de Huh, defesas da brasileira e tentativas frustradas de encaixar uma finalização.

O confronto foi para o Golden Score, onde Rafa se viu pressionada ao receber seu segundo shido (punição) por falta de combatividade. A carioca quase conseguiu uma projeção, mas Huh defendeu por pouco. Logo depois, foi a sul-coreana quem encaixou uma imobilização. Ela segurou por 10 segundos, conseguiu o waza-ari e garantiu a vaga na final. Foi sua quinta vitória em cinco confrontos com a brasileira.

Antes da semifinal, Rafaela Silva fez bonito nas preliminares. Venceu a turcomena Maysa Pardeyva por ippon nas oitavas, com chave de braço, e a georgiana Eteri Liparteliani por ippon automático nas quartas, com menos de dois minutos de luta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.