Lula sobre incidente com Trump: ‘O que vimos hoje é inaceitável’.

Com sangramento no rosto, Trump teve que ser retirado do palco de um comício após barulhos de tiros.

Cobertura da Tentativa de Atentado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - 14/07/2024.
Por Carlos André - 10:30.
Lula se manifestou pelas redes sociais. (Divulgação/ Estadão).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou pelas redes sociais para repudiar o atentado sofrido pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump neste sábado (13).

“O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, disse Lula.

Um comício do ex-presidente Donald Trump em Butler, na Pensilvânia, neste sábado, foi interrompido após barulhos de tiros. Agentes do Serviço Secreto se atiraram em cima dele para protegê-lo e, depois, o retiraram do local.

O ex-presidente saiu do palanque com um sangramento no rosto e um ferimento na orelha direita. Horas depois do ocorrido, Trump disse ter sido atingido por um dos disparos.

O atirador foi morto pelas forças de segurança, e o caso vai ser investigado pelo FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, como tentativa de assassinato. Um espectador morreu e outros dois ficaram feridos no evento do partido republicano.

A equipe do ex-presidente disse pela redes sociais que o republicano está bem e que ele passa por exames em um hospital. A nota, assinada pelo porta-voz de Trump, diz que ele agradece aos socorristas pela ação durante ato que chama de “hediondo”.

Manifestação de Trump

Trump usou as redes sociais para se pronunciar sobre o ataque a tiros e disse ter sido atingido na orelha direita. Ele também agradeceu aos agentes do Serviço Secreto por terem pulado em cima dele para protegê-lo e se solidarizou com a família de uma vítima morta no atentado.

“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo”, disse o ex-presidente norte-americano.

“Quero agradecer ao Serviço Secreto dos Estados Unidos e a todas as autoridades policiais pela sua rápida resposta ao tiroteio que acabou de ocorrer em Butler, Pensilvânia. Mais importante ainda, quero apresentar as minhas condolências à família da pessoa que morreu no comício e também à família de outra pessoa que ficou gravemente ferida. É incrível que tal ato possa ocorrer em nosso país. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que já está morto”, acrescentou.

Atirador identificado

O FBI identificou o homem envolvido no ataque a tiros contra Donald Trump como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. O atirador foi morto logo após realizar os disparos em direção ao ex-presidente dos EUA.

“O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, como o sujeito envolvido na tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump em 13 de julho, em Butler, Pensilvânia”, comunicou a agência de serviço doméstico de inteligência e segurança dos Estados Unidos.

O FBI ainda busca entender a motivação de Matthew Crooks e se ele agiu sozinho. Segundo a agência Associated Press, a polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local do atentado. Já o Serviço Secreto dos EUA informou que reforçou a segurança do ex-presidente, assim como em vários prédios públicos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.