Luana Silva vai às oitavas nas Olimpíadas; Tati Weston-Webb e Tainá caem para a repescagem
Seis surfistas brasileiros brigam por medalha nos Jogos de Paris, que estão sendo realizados em Teahupoo, na Polinésia Francesa.
Conexão Paris - 27 de julho de 2024 (sábado).
Por Carlos André e Enzo Gabriel - 23:50.
Seis surfistas brigam por medalhas e, na noite deste sábado, foi a vez das nossas meninas darem um show no surfe. (Reprodução/ Conexão Paris). |
Dos seis surfistas brasileiros que brigam por medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, três avançaram direto às oitavas de final e três caíram para a repescagem neste sábado, primeiro dia de competição em Teahupoo, no Taiti. No masculino, Gabriel Medina e João Chianca lideraram as suas baterias e se classificaram para a próxima fase no único esporte disputado fora da França nas Olimpíadas de Paris. Filipe Toledo caiu para o round 2. No feminino, apenas Luana Silva avançou direto para as oitavas de final. Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb perderam as baterias e vão disputar a repescagem.
Tatiana Weston-Webb no primeiro round do Surfe nos Jogos Olímpicos de Verão Paris 2024. (Reprodução/ Portal Hora da Notícia). |
Dos 21 países representados no surfe dentro dos Jogos Olímpicos, o Brasil chega com a maior delegação. Único país com seis competidores em Teahupoo, o Brasil vai em busca do segundo título. Italo Ferreira foi o primeiro e único medalhista de ouro na história do surfe, esporte que é disputado pela segunda vez nas Olimpíadas. Nesta edição dos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional escolheu não colocar as disputas do surfe na França pela má qualidade das ondas nesta época do ano.
O primeiro round do campeonato conta com oito baterias de três surfistas, sendo que o primeiro lugar avança direto ao round 3 (oitavas) e os outros dois caem para a repescagem (round 2). O dia começou com as disputas masculinas na água fechou com Tatiana Weston Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel competindo no primeiro round feminino. Pela previsão do mar, as repescagens do masculino e do feminino deve acontecer neste domingo.
Tatiana Weston-Webb cai para a repescagem
A brasileira enfrentou duas grandes surfistas do Circuito Mundial: a americana Caitlin Simmers, atual número 1 do mundo pelo ranking da WSL, e a australiana Molly Picklum, quarta colocada entre as melhores. No início da disputa, quem se deu bem foi a Tati. Achou um bom tubo e abriu a quarta bateria do feminino com uma nota 5.83. Logo depois, foi a vez da americana. Simmers fez um 6.50 e assumiu a liderança momentânea da disputa.
A bateria começou a ficar agitada faltando 10 minutos, mas a Tatiana entrou em uma onda enorme e sofreu uma queda feia. A brasileira não se machucou, voltou e pegou um ótimo tubo para virar a bateria (4.50). Nos últimos cinco minutos, Caitlin Simmers achou outro tubo e tirou 6.43 para voltar com a liderança da disputa. Tati ficou precisando de 7.10 para virar o jogo, mas não conseguiu e caiu para a repescagem. A americana se classificou direto para as oitavas de final, enquanto a brasileira e a australiana vão disputar a repescagem.
- Caitlin Simmers - 12.93(6.50 + 6.43)
- Tatiana Weston-Webb - 10.33 (5.83 + 4.50)
- Molly Picklum - 8.44 (5.77 + 2.67)
Luana Silva e Tainá Hinckel
Luana Silva se classifica para as Oitavas de Final no surfe olímpico em Paris. (Reprodução/ Portal Hora da Notícia) |
Tainá Hinckel e Camilla Kemp não conseguiram se recuperar na disputa e caíram para a repescagem. Luana terminou na liderança e avançou direto às oitavas de final nas Olimpíadas de Paris.
- Luana Silva - 7.27(4.50 + 2.77)
- Tainá Hinckel - 5.73 (2.90 + 2.83)
- Camilla Kemp - 2.80 (2.00 + 0.80)
Resultado do primeiro round feminino
- Yolanda Hopkind (POR) 7.00 x Caroline Marks (EUA) 17.93 x Sarah Baum (AFS) 8.47
- Sol Aguirre (PER) 4.30 x Janire Etxabarri (ESP) 2.43 x Vahine Fierro (FRA) 11.17
- Anat Lelior (ISR) 5.43 x Sanoa Dempfle-Olin (CAN) 4.83 x Tyler Wrigth (AUS) 7.67
- Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.33 x Molly Picklun (AUS) 8.44x Caitlin Simmers (EUA) 12.93
- Johanne Defay (FRA) 9.50 x Brisa Hennessy (CRC) 15.56 x Candelaria Resano (NIC) 9.43
- Tainá Hinckel (BRA) 5.73 x Camila Kemp (ALE) 2.80 x Luana Silva (BRA) 7.27
- Nadia Erosarbe (ESP) x Sigi Yang (CHN) x Saffi Vette (NZL)
- Carissa Moore (EUA) x Teresa Bonvalot (POR) x Shino Matsuda (JAP)
Comentários
Postar um comentário