Filipe Toledo perde para japonês e é eliminado dos Jogos Olímpicos

Brasileiro somou apenas 2.46 na bateria das oitavas de final e se despediu do maior evento esportivo do mundo.

Conexão Paris - por Lorenzo Martínez-Pierre, direto de Teahuppo.
Publicado em 30 de julho de 2024 às 11:50.
O surfista brasileiro Filipe Toledo foi eliminado e deu adeus aos Jogos Olímpicos.

No terceiro dia de competições em Teahupoo, pelos Jogos Olímpicos, os surfistas entraram nas oitavas de final em um mar grande e perigoso na bancada rasa de coral do mar do Taiti, nesta segunda-feira. O primeiro brasileiro a entrar na água foi Filipe Toledo. O bicampeão mundial enfrentou o japonês Reo Inaba e foi eliminado com um somatório de apenas 2.46 na segunda bateria do dia. Gabriel Medina e João Chianca se classificaram para a próxima fase e vão se enfrentar. As oitavas de final do feminino, com Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel, não foram realizadas nesta segunda-feira pelo forte vento que atrapalhou as ondas no fim do dia.
Filipe Toledo é eliminado em Teahupoo nos Jogos Olímpicos.

Filipe Toledo encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira. Com um mar enorme, o brasileiro encarou Reo Inaba na segunda bateria do dia. Os competidores quebraram as pranchas durante a disputa, foram resgatados por jet-ski e tentaram surfar tubos grandes. O bicampeão mundial não se encontrou na bateria, remou de um lado para o outro na busca da onda perfeita, mas pecou nas escolhas das ondas.

- Acho que fiquei meio perdido na escolha de onda. fiquei indeciso em saber qual seria boa. Tiveram duas ondas boas no começo que eu deixei passar no início. Eram ondas menores, mas com potencial de vencer a bateria. Mas é isso. o surfe é assim. Um dia a gente está lá em cima e outro a gente acaba não pegando onda - lamentou Filipe Toledo.

Mesmo com a eliminação do Filipinho, quatro brasileiros ainda seguem na disputa pelas oitavas de final. Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá HInckel seguem na briga pela medalha de ouro nos Jogos. Gabriel Medina venceu Kanoa Igarashi, algoz das últimas olimpíadas e se classificou às quartas. João Chianca venceu o marroquino Ramzi Boukhiam em uma bateria espetacular. Próxima chamada da competição será feita nesta terça-feira.

Filipe Toledo é eliminado dos Jogos Olímpicos nas oitavas

O mar cresceu neste terceiro dia de competição, e os surfistas resolveram ficar mais seletivos nas escolhas das ondas. O japonês Reo Inaba veio na primeira série grande da disputa. Ignorou o perigo e mostrou disposição ao entrar em um tubo gigante, mas sofreu a queda e quebrou a prancha.

Voltou para o outside com outra prancha, pegou uma onda menor e ficou com duas notas na liderança (3.17 + 2.17). Filipinho só foi dropar uma onda perto dos 15 minutos de bateria. O brasileiro colocou para dentro do tubo, mas foi engolido pela onda e também quebrou a prancha. Na hora de ser resgatado, o jet-ski passou por cima da cordinha da prancha e parou de funcionar. O bicampeão mundial teve que trocar de jet-ski e voltou para tentar a reação na bateria.

Filipinho ainda tentou uma reação no final, mas as ondas certas não vieram e ele se despediu da competição. O bicampeão mundial, que conquistou o maior somatório da carreira em Teahupoo na repescagem contra o neozelandês Billy Stairmand, não se encontrou na bateria contra o japonês nas oitavas e encerrou sua participação nas Olimpíadas.

Resultados das oitavas

Alonso Correa 15.00 x Jordy Smith 12.20
Filipe Toledo 2.46 x Reo Inaba 6.00
Kauli Vaast 15.10 x Griffin Colapinto 13.83
Joan Duru 18.13 x Alan Cleland 15.17
Gabriel Medina 17.40 x Kanoa Igarashi 7.04
João Chianca 18.10 x Ramzi Boukhiam 17.80
John John Florence 9.07 x Jack Robinson 13.94
Ethan Ewing 14.17 x Connor O`Leary 11.00

Dos 21 países representados no surfe dentro dos Jogos Olímpicos, o Brasil chegou com a maior delegação. Único país com seis competidores em Teahupoo - agora com cinco depois da eliminação de Toledo -, o Brasil vai em busca do segundo título. Italo Ferreira foi o primeiro e único medalhista de ouro na história do surfe, esporte que é disputado pela segunda vez nas Olimpíadas. Nesta edição dos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional escolheu não colocar as disputas do surfe na França pela má qualidade das ondas nesta época do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.