Covid-19: Número de mortos tem aumento de 40%, mas o de casos cai, nos últimos sete dias.

Infectologista Renato Kfouri diz que, apesar da queda no número de infecções, é cedo para afirmar que a doença começa a recuar.

Ômicron aumentou o número de mortes em todo o mundo. (Foto: Diego Vara/ Reuters)

Enquanto o número de casos por Covid-19 parece dar sinais de queda no Brasil, o país fechou a primeira semana de fevereiro, encerrada no sábado (5), com a maior quantidade de mortes causadas pelo novo coronavírus em seis meses. Foram 5.278 óbitos acumulados, resultado só superado no período de 15 a 21 de agosto de 2021, com 5.421.

Na comparação com a semana imediatamente anterior, as mortes, impulsionadas pela variante Ômicron, tiveram um avanço de mais de 40% no início deste mês. Eram 3.723 entre 23 e 29 de janeiro e passaram a 5.278. Os casos, por outro lado, seguem curva oposta. De 1.305.447 baixaram para 1.258.651 (queda de 3,6%). Os dados são do painel do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

O diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) Renato Kfouri explica que normalmente caem primeiro os registros de casos para depois de algum tempo baixar o número de mortes.

"Quando a doença começa a avançar, sobem primeiro os casos e depois as mortes, com as hospitalizações no meio do caminho, e o mesmo ocorre quando ela recua: os óbitos só aparecem depois", diz o infectologista, que no entanto faz uma ressalva.

"Em tese podemos avaliar que essa semana aponta para a queda de casos. É um indício, claro, mas não temos tamanha precisão nos dados do país e necessitamos de mais tempo para entender o que está acontecendo. Há informações que não sobem para o sistema em uma semana e só aparecem na outra, ou Estados que demoram a fazer o registro, e por aí vai."

O Brasil fechou o sábado com 1.308 mortes registradas em 24 horas, e 197.442 novos casos. No total, o país já tem 631.802 óbitos e 26.473.273 infectados.

Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.