Suíça no Topo: O "Reloginho" Suíço Funciona e Bagunça o Gelo em Milão.

Yannick Schawaller e companhia assumem a ponta no masculino, enquanto o Canadá tenta entender como ficou para trás no desempate.

Paulo Henrique Gomes, correspondente internacional, direto de Milão, Itália | Portal Hora da Notícia | 14/02/2026 às 00:15.
Coluna HDN Esportes >>> HDN na Itália >>> Cobertura Completa dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026.
Suíça surpreende no curling masculino e no feminino em Milano-Cortina 2026. - Divulgação/HDN Esportes.

Se tem uma coisa que suíço sabe fazer, além de chocolate e conta em banco que ninguém vê, é manter a precisão. Nesta sexta-feira (13), a equipe masculina da Suíça, liderada pelo capitão (ou "skip", para os íntimos) Yannick Schawaller, resolveu que o gelo de Milão Cortina era o quintal de casa.

Venceram a Tchéquia por 7 a 3 e depois despacharam a China por 9 a 7. Resultado? Três vitórias na conta e a liderança isolada do torneio. É aquela eficiência que dá até raiva: eles não gritam (muito), não suam (quase nada) e a pedra para exatamente onde deveria.

O "Drama" Canadense

O Canadá, que inventou o curling (ou pelo menos age como se fosse dono da patente), também tem três vitórias após bater os EUA (6x3) e a Suécia (8x6). Mas, para desespero dos súditos da coroa, eles estão em segundo lugar no critério de desempate. Imagina o humor do canadense tendo que olhar para cima e ver a bandeira da Suíça? É o equivalente a perder no hóquei para o Brasil.

No bloco dos "ainda estou vivo", temos Alemanha e os donos da casa, a Itália, fechando o G4. Os italianos estão jogando com a torcida empurrando a pedra no grito, o que é sempre um espetáculo à parte.

E as Patroas? (Naipe Feminino)

Se no masculino a Suíça manda, no feminino quem está dando as cartas é a Suécia.

  • As suecas venceram a Dinamarca por 6 a 5 e estão com 100% de aproveitamento (3 jogos, 3 vitórias).

  • A Suíça (sempre elas!) vem na cola com duas vitórias em dois jogos, após baterem a China por 7 a 5.

  • EUA e Coreia do Sul completam o quarteto que, se o torneio acabasse hoje, estaria nas semifinais.

Entenda o Rolê

Para quem caiu de paraquedas em Milão: são 10 equipes se enfrentando. É um "todos contra todos" frenético (em câmera lenta) que vai até o dia 22 de fevereiro. Só os quatro melhores avançam. Ou seja, ainda tem muita vassourada pela frente e muito gelo para ser polido.

"A estratégia suíça hoje foi mais limpa que o centro financeiro de Zurique. Eles não dão espaço para o erro", comentou um analista local enquanto tentava me explicar a física por trás do efeito da pedra.

Nota do Jornalista: O curling é o único esporte onde você grita "Hurry!" (Rápido!) para alguém que está basicamente passando pano no chão, e isso vale uma medalha de ouro. Eu adoro a logística disso aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maurício Destri: "A Globo foi uma escola pra mim. Aprendi técnica, disciplina e a entender o peso de contar histórias para milhões de pessoas"

Portal Hora da Notícia: Veja os Especiais de Fim de Ano

Rony crava que fará gol pelo Atlético na final da Sul-Americana.